Reforma tributária: IVA pode impactar mercado de trabalho da construção e preço de imóveis

Ouvido pela Folha de S.Paulo sobre o início das articulações políticas para o avanço da reforma tributária no Congresso Nacional ainda no primeiro semestre deste ano, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, afirmou que a reforma tributária baseada na introdução de um imposto sobre valor agregado pode ter impacto sobre o mercado de trabalho do setor e os preços dos imóveis.

“A grande preocupação que a gente tem é o aspecto de tributar o trabalho. Em nosso setor, são seis itens que não temos tributação: mão de obra, terreno, despesa tributária, despesa financeira, despesa administrativa e lucro do empreendimento. Isso equivale a 75% do meu preço de venda”, frisou Martins.

“Não tem espaço em aumento de custo que não seja aumentar preço, não tem escapatória”, acrescentou Martins, que defende um tratamento diferenciado para o setor.

Duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) estão mais avanças no Congresso Nacional e ambas propõem a unificação de tributos sobre consumo em um IVA (Imposto sobre Valor Agregado):

PEC 45, relatório deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB)

  • Substitui cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) por um Imposto sobre Bens e Serviços e um Imposto Seletivo sobre cigarros e bebidas alcoólicas
  • Transição de seis anos em duas fases, uma federal e outra com ICMS e ISS
  • Substitui a desoneração da cesta básica pela devolução de imposto para famílias de menor renda

PEC 110, relatório senador Roberto Rocha (PTB/MA).

  • Criação da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) com fusão do PIS e Cofins
  • Criação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), com fusão do ICMS e ISS
  • Substitui IPI por um imposto seletivo sobre itens prejudiciais à saúde e meio ambiente
  • Criação do Fundo de Desenvolvimento Regional, abastecido com recursos do IBS
  • Restituição de tributos a famílias de baixa renda
Fonte: CBIC