Epiroc entrega sua 200ª perfuratriz Pit Viper 351 E

Para a entrega da 200ª perfuratriz elétrica Pit Viper 351 E fabricada pela Epiroc, a mina de Cobre localizada em Donoso no Panamá realizou uma cerimônia com a presença de dirigentes e colaboradores de ambas as empresas.

“A mineração está evoluindo para ser cada vez mais sustentável e na Epiroc estamos acelerando esse processo”, declarou José Manuel Sánchez, Presidente da Divisão de Superfície da Epiroc.

Já o country manager da Cobre Panamá, Keith Green, destacou o firme compromisso que First Quantum Minerals, que controla a mina, mantém com a sustentabilidade e redução da pegada de carbono.

“Como mineradora responsável, reconhecemos nossa obrigação de contribuir para a gestão e mitigação das mudanças climáticas. Parte de nossa contribuição se dá, em parte, pela aquisição e uso da melhor tecnologia disponível para reduzir e até mesmo eliminar, como neste caso, as emissões de gases do efeito estufa”, completou.

Atualmente, a First Quantum Minerals está implementando na Cobre Panamá uma estratégia que estabelece uma redução de 30% nos gases de efeito estufa até o ano de 2025 e de 50% até 2030.

A Epiroc também tem metas ambiciosas para contribuir com a redução do aquecimento global. A empresa sueca está concentrando esforços para ter um portfólio completo de soluções totalmente eletrificadas até 2030, com o objetivo adicional de que pelo menos 50% dos equipamentos vendidos sejam elétricos.

Björn Tisell, gerente geral da Epiroc América Central, observou que as versões elétricas normalmente possuem custo menor de operação, porque usam menos lubrificantes e não consomem diesel.

Em alguns casos, em apenas um ano, a vantagem de custo operacional cobrirá o valor de investimento adicional para uma versão elétrica. A vida útil de um motor elétrico é consideravelmente maior do que a de um motor diesel equivalente e tem uma operação mais silenciosa.

Tisell também destacou que a cabine do operador é um local de trabalho muito seguro, espaçoso e confortável. “Graças ao fato da Pit Viper 351 E possuir o RCS (Rig Control System) e o Hole Navigation System (HNS), podemos sempre monitorá-la. O equipamento transmite dados e gera alertas de todos os eventos que ocorrem durante a operação para que a equipe de produção e manutenção da mina esteja sempre informada e acompanhando a operação online”, explicou.

Fonte: RevistaMT