• Telefone
    Fortaleza CE – CEP 60.040-530
    contato@sindileqce.org.br

O SINDILEQCE - A História

Os sindicatos servem como uma sociedade unida em um mesmo propósito. A palavra sindicato tem raízes no latim e no grego. No latim, “sindicus” denominava o “procurador escolhido para defender os direitos de uma corporação”; no grego, “syn-dicos” é aquele que defende a justiça.

Com esse propósito, foi criado, em março de 2010, o Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do estado do Ceará (Sindileq-CE), com sede fixada em Fortaleza. O advento dos Sindileqs em Minas gerais, São Paulo, Pernambuco, dentre outros estados, motivou um grupo de donos e sócios de empresas locadoras locais a concretizar o desejo antigo da criação do sindicato no Ceará.

Com menos de um ano de sua estruturação, o Sindileq-CE já contava, oficialmente, com a parceria de vinte e cinco empresas, além das mais de cem contatadas. O grupo de trabalho do sindicato foi formado por profissionais de empresas como Mecan, Magna, Loquicenter, Volt, Renomaq, LocFácil, Maqloc, Rede Máquinas, Fornecedora, MM Loc e Geradora.

Fábio Cavalcanti presidente do Sindileq-CE, acredita que, com a criação do sindicato, o contato com os fornecedores ficou mais produtivo e o relacionamento entre os empresários do setor melhorou. “Agora, temos um representante comum a todos”.

Com a existência do Sindileq no Ceará, “o setor está melhor representado diante do governo federal, já que um sindicato tem mais credibilidade para apresentar propostas ao poder público, ao reunir as várias empresas de locação”. Afirma Fábio Cavalcanti.
A ação sindical é um movimento legal, disciplinado, com liberdade para reivindicação dos anseios de toda classe. A sindicalização é muito importante para a formação e especialização do setor de locação, como instrumento de luta ousada para o crescimento.

A filiação ao sindicato é de conformidade com o estatuto do Sindileq-CE. O cadastro é viabilizado após apresentação de documentos comprobatórios de constituição da empresa devidamente legalizada nos órgãos públicos competentes. “A interação é uma atitude fundamental que cada filiado deve ter. Contamos com a participação de todos os associados para decisão com bom senso, clareza e transparência em prol da luta incessante das soluções dos problemas cotidianos do nosso segmento” – destaca Fábio Cavalcanti.

Objetivos

Além de atuar como defensor dos legítimos interesses das empresas do segmento de locação, o Sindileq-CE tem ainda entre seus objetivos:

• Estimular o progresso individual e coletivo da categoria e de seus integrantes;

• Difundir conhecimento técnico e administrativo entre as empresas associadas;

• Divulgar entre os associados e usuários em geral as normas e procedimentos técnicos e legais aplicáveis ao setor;

• Participar das discussões de normas técnicas que regem o setor;

• Estimular e zelar pelo relacionamento ético entre seus associados e destes com terceiros;

• Manter intercâmbio com entidades e empresas congêneres nacionais e internacionais;