Monitor do PIB aponta crescimento de 0,1% em novembro de 2022

O Monitor do PIB-FGV aponta crescimento de 0,1% na atividade econômica em novembro em comparação a outubro, considerando-se dados com ajuste sazonal. Na comparação interanual o crescimento da economia em novembro foi de 2,0%. Na análise trimestral interanual, a economia cresceu 2,6% no trimestre móvel findo em novembro.

“O crescimento de 0,1% da economia em novembro é explicado pelo desempenho positivo da agropecuária e da indústria. O setor de serviços, por sua vez, que tem mostrado tendência de desaceleração desde o segundo semestre, apresentou retração em novembro, após seis meses consecutivos de taxas positivas. É importante destacar o desempenho deste setor, pois ele tem sido responsável por cerca de 80% do crescimento do PIB de 2022. Os juros elevados combinado com o alto índice de endividamento das famílias contribuíram para essa desaceleração dos serviços”, segundo Juliana Trece, coordenadora da pesquisa.

Análise desagregada dos componentes da demanda

A análise gráfica desagregada dos componentes da demanda foi realizada na série trimestral interanual por apresentar menor volatilidade do que as taxas mensais e aquelas ajustadas sazonalmente, permitindo melhor compreensão da trajetória de seus componentes.

Consumo das famílias

O consumo das famílias cresceu 4,4% no trimestre móvel findo em novembro. Conforme apontado no Gráfico 3, o consumo de serviços segue sendo o principal responsável por esse crescimento, embora em nível menor que observado anteriormente. Essa desaceleração do ritmo de crescimento foi observada em todos os componentes do consumo, embora apenas o consumo de produtos semiduráveis tenha, de fato, retraído no trimestre (-9,6%).

Formação bruta de capital fixo (FBCF)

A FBCF cresceu 5,6% no trimestre móvel findo em novembro. Todos os segmentos da FBCF cresceram, porém o de máquinas e equipamentos foi o principal responsável por esse desempenho, com contribuição em torno de 70%. Tal como nos quatro trimestres móveis anteriores, o forte crescimento de máquinas e equipamentos importados explica a evolução do segmento de máquinas e equipamentos.

Exportação

A exportação de bens e serviços cresceu 15,1% no trimestre móvel findo em novembro. Conforme pontado no Gráfico 5, todos os segmentos contribuíram positivamente para este desempenho, sendo a exportação de produtos agropecuários o principal destaque, respondendo por aproximadamente 30% do crescimento total das exportações.

Importação

A importação de bens e serviços cresceu 6,5% no trimestre móvel findo em novembro. Embora positivo, este resultado mostra redução do ritmo de crescimento que vinha sendo observado desde meados de 2022. As importações de bens intermediários são a principal causa dessa desaceleração ao reduzir o crescimento de 9,4%, no trimestre móvel findo em outubro, para 3,7%, no trimestre móvel findo em novembro.

PIB-FGV em valores

Em termos monetários, estima-se que o acumulado do PIB até novembro de 2022, em valores correntes, foi de 8 trilhões 990 bilhões e 281 milhões de Reais.

Taxa de investimento

O Gráfico 7 do release destaca em duas linhas as médias das taxas de investimento: a laranja (em cima) mostra a média das taxas de investimento mensais desde janeiro de 2000 (18,0%); a cinza (em baixo), a média das taxas de investimento mensais desde janeiro de 2015 (16,6%). Observa-se que a taxa de investimento em novembro de 2022 foi de 19,9%, na série a valores correntes. Este resultado apresenta uma taxa de investimento acima da taxa de investimento média mensal considerando o período desde 2000 e acima da taxa de investimento média considerando o período desde o 1º trimestre de 2015.

Fonte: Portal FGV