Komatsu apresenta máquina de plantar floresta na Agrishow

Komatsu apresenta máquina de plantar floresta na Agrishow

Um equipamento inovador no estande da multinacional japonesa Komatsu, líder nacional de mercado de equipamentos para o setor florestal, deve chamar a atenção dos visitantes da Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil que começa na próxima segunda-feira, dia 1º de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Trata-se da D61EM Planter, uma máquina de plantar árvores como pinus e eucaliptos em larga escala que trabalha em áreas planas e foi desenvolvida para as condições brasileiras.

É a primeira máquina de plantar floresta em produção comercial no país. O plantio é automatizado com piloto automático e georreferenciamento. O condutor da máquina não precisa fazer nada.

Com trator de esteira, a Planter faz a cova para receber a muda, planta, irriga e faz a fertilização lenta da muda georreferenciada.

Em entrevista exclusiva à Globo Rural, o gerente geral de Marketing e Vendas da Komatsu Forest Brasil, Carlos Roberto Borba Rosetto, contou que os japoneses da indústria estiveram no Brasil em 2015 e viram a dificuldade de mão de obra para o plantio manual de mudas pelo setor florestal nacional, que cresce a cada ano e tem investimentos previstos de mais de R$ 50 bilhões no próximos anos. Daí nasceu a ideia de desenvolver a Planter.

Em 2019, a empresa que tem mercado consolidado no setor florestal há 60 anos no mundo e há 50 anos no Brasil, apresentou o primeiro protótipo, em parceria com a Suzano, uma das maiores indústrias de papel e celulose do mundo, e a empresa centenária sueca Bracke, que desenvolveu tecnologia de plantio automático de mudas, mas sem escala.

Dois anos depois, foi vendida a primeira máquina e, no ano passado, a Komatsu criou o primeiro módulo de plantio mecanizado do mundo com quatro plantadeiras trabalhando simultaneamente em 12 linhas de plantio.

Opção para ILPF

O módulo está em ação em Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul, onde a Suzano constrói o complexo Projeto Cerrado, que demandará um investimento total de R$ 19,3 bilhões e é considerado o mais eficiente da companhia em função do baixo nível de emissão de carbono previsto após o início da operação.

“Neste ano que marca realmente o lançamento da D61 Planter, já temos nove máquinas em ação no Brasil. A meta é chegar ao final do ano com 20 unidades vendidas”, diz Borba Rosetto, acrescentando que, além de ser um equipamento para o plantio de mudas em escala pelas indústrias de papel e celulose, a máquina é também uma boa opção para os agricultores que pensam em plantar florestas no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

A D61 Planter é produzida na indústria da companhia em Suzano (SP), mas tem componentes importados do Japão, Suécia e Estados Unidos. Na Agrishow, será oferecida com condições especiais do banco Komatsu, segundo o diretor de marketing.

O equipamento cujo preço a empresa prefere não revelar deve ser exportado inicialmente para Argentina, Paraguai, Uruguai e Indonésia.

Os planos de plantio automatizado de mudas da Komatsu não param na D61, que é indicada para terrenos com aclive máximo de 15 graus. A empresa comprou a Bracker em junho de 2022 e prepara lançamentos de dois modelos para plantio de árvores em outros tipos de terreno.

Além do setor florestal, a Komatsu, cujo nome significa pinheiro pequeno, atua na venda de máquinas para construção e mineração. Os negócios no Brasil representaram em 2022 um percentual de 28% do faturamento da multinacional.

“Os últimos dois anos foram os melhores da história da Komatsu Brasil, com faturamento de R$ 1 bilhão em 2022, um acréscimo de 200 milhões em relação às vendas de 2021”, diz Borba Rosetto. Agora, a meta é superar 2022.

Show room

Neste ano, quando completa um século de história, a Komatsu leva para a Agrishow seu showroom virtual, que tem exposição da linha completa de produtos, soluções de suporte, além de auditório, salas de reunião, banco e loja.

“A ideia é que o visitante se sinta no próprio local e que tudo pareça bem real. Para isso, investimos bastante tempo nos detalhes de cada área e funções disponíveis durante a navegação para que a experiência seja especial”, disse Chrystian Garcia, gerente de desenvolvimento de distribuidores e marketing da Divisão de Equipamentos de Construção da Komatsu Brasil.

Fonte: Globo Rural