Komatsu apresenta máquina de plantar floresta na Agrishow

Um equipamento inovador no estande da multinacional japonesa Komatsu, líder nacional de mercado de equipamentos para o setor florestal, deve chamar a atenção dos visitantes da Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil que começa na próxima segunda-feira, dia 1º de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Trata-se da D61EM Planter, uma máquina de plantar árvores como pinus e eucaliptos em larga escala que trabalha em áreas planas e foi desenvolvida para as condições brasileiras.

É a primeira máquina de plantar floresta em produção comercial no país. O plantio é automatizado com piloto automático e georreferenciamento. O condutor da máquina não precisa fazer nada.

Com trator de esteira, a Planter faz a cova para receber a muda, planta, irriga e faz a fertilização lenta da muda georreferenciada.

Em entrevista exclusiva à Globo Rural, o gerente geral de Marketing e Vendas da Komatsu Forest Brasil, Carlos Roberto Borba Rosetto, contou que os japoneses da indústria estiveram no Brasil em 2015 e viram a dificuldade de mão de obra para o plantio manual de mudas pelo setor florestal nacional, que cresce a cada ano e tem investimentos previstos de mais de R$ 50 bilhões no próximos anos. Daí nasceu a ideia de desenvolver a Planter.

Em 2019, a empresa que tem mercado consolidado no setor florestal há 60 anos no mundo e há 50 anos no Brasil, apresentou o primeiro protótipo, em parceria com a Suzano, uma das maiores indústrias de papel e celulose do mundo, e a empresa centenária sueca Bracke, que desenvolveu tecnologia de plantio automático de mudas, mas sem escala.

Dois anos depois, foi vendida a primeira máquina e, no ano passado, a Komatsu criou o primeiro módulo de plantio mecanizado do mundo com quatro plantadeiras trabalhando simultaneamente em 12 linhas de plantio.

Opção para ILPF

O módulo está em ação em Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul, onde a Suzano constrói o complexo Projeto Cerrado, que demandará um investimento total de R$ 19,3 bilhões e é considerado o mais eficiente da companhia em função do baixo nível de emissão de carbono previsto após o início da operação.

“Neste ano que marca realmente o lançamento da D61 Planter, já temos nove máquinas em ação no Brasil. A meta é chegar ao final do ano com 20 unidades vendidas”, diz Borba Rosetto, acrescentando que, além de ser um equipamento para o plantio de mudas em escala pelas indústrias de papel e celulose, a máquina é também uma boa opção para os agricultores que pensam em plantar florestas no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

A D61 Planter é produzida na indústria da companhia em Suzano (SP), mas tem componentes importados do Japão, Suécia e Estados Unidos. Na Agrishow, será oferecida com condições especiais do banco Komatsu, segundo o diretor de marketing.

O equipamento cujo preço a empresa prefere não revelar deve ser exportado inicialmente para Argentina, Paraguai, Uruguai e Indonésia.

Os planos de plantio automatizado de mudas da Komatsu não param na D61, que é indicada para terrenos com aclive máximo de 15 graus. A empresa comprou a Bracker em junho de 2022 e prepara lançamentos de dois modelos para plantio de árvores em outros tipos de terreno.

Além do setor florestal, a Komatsu, cujo nome significa pinheiro pequeno, atua na venda de máquinas para construção e mineração. Os negócios no Brasil representaram em 2022 um percentual de 28% do faturamento da multinacional.

“Os últimos dois anos foram os melhores da história da Komatsu Brasil, com faturamento de R$ 1 bilhão em 2022, um acréscimo de 200 milhões em relação às vendas de 2021”, diz Borba Rosetto. Agora, a meta é superar 2022.

Show room

Neste ano, quando completa um século de história, a Komatsu leva para a Agrishow seu showroom virtual, que tem exposição da linha completa de produtos, soluções de suporte, além de auditório, salas de reunião, banco e loja.

“A ideia é que o visitante se sinta no próprio local e que tudo pareça bem real. Para isso, investimos bastante tempo nos detalhes de cada área e funções disponíveis durante a navegação para que a experiência seja especial”, disse Chrystian Garcia, gerente de desenvolvimento de distribuidores e marketing da Divisão de Equipamentos de Construção da Komatsu Brasil.

Fonte: Globo Rural