Um olhar sobre as Energias Renováveis

Embora as energias renováveis estejam presentes há muito tempo em nossa sociedade, nas últimas décadas tem-se observado um crescimento bastante expressivo no uso e nas discussões sobre tais fontes energéticas.

O tema “Energia renovável” está em alta, agora mais do que nunca, e pra saber um pouco mais sobre ele, aqui vão algumas informações.

O que e quais são as fontes renováveis de energia ?

As fontes renováveis de energia são aquelas provenientes de recursos naturais que são constantemente renovados, considerados inesgotáveis. Exemplos desses recursos são a luz solar, a água dos rios, a força dos ventos, a força das ondas, materiais orgânicos, entre outros.

As energias renováveis se distinguem das não-renováveis pelo fato de que a velocidade de reposição do recurso natural das fontes renováveis é maior que a velocidade de utilização.

Por outro lado, as fontes não-renováveis, como as derivadas de combustíveis fósseis, apresentam uma velocidade de utilização imensamente maior que a velocidade de reposição do recurso.

Para exemplificar, pense no tempo necessário para formação do petróleo usado na gasolina do seu carro e o tempo gasto para consumir esse combustível.

Dentre as fontes citadas anteriormente, a energia solar e eólica são as que mais se destacam nos últimos anos.

Isso se deve tanto pelo desenvolvimento acelerado, quanto pelo ganho de popularidade oriundo de uma inserção cada vez maior na matriz energética dos países.

Energia renovável x Energia limpa x Energia alternativa

Muitas vezes esses três termos são utilizados de forma indiscriminada como sinônimos, mas existem peculiaridades que merecem ser observadas.

Como visto anteriormente, o termo “renovável” está relacionado à constante renovação do recurso natural. Quando se fala de “energia limpa“, o que interessa é se a fonte de energia em questão emite gases poluentes.

Um exemplo de fonte que era considerada limpa e renovável, mas que nas últimas décadas tem sido bastante criticada é a usina hidráulica de grande porte.

A enorme quantidade de matéria orgânica que é inundada pelo reservatório dessas usinas passa a ser uma expressiva fonte de emissão à medida que sofre decomposição.

Por fim, as “energias alternativas” são todas as que não são baseadas em combustíveis fósseis. E as renováveis representam apenas uma parte delas.

Vantagens e desafios das Energias Renováveis

Praticamente todos os dias, tem-se na mídia pelo menos uma notícia sobre fontes renováveis de energia.

Não é díficil encontrar notícias nas quais uma empresa X pretende operar suas instalações com energia de origem 100 % renovável até o ano Y.

As renováveis, além de contribuir para um desenvolvimento sustentável e serem cada vez mais competitivas, são uma poderosa ferramenta de marketing usada pelas empresas, caracterizando-as como “empresas verdes”.

Um aspecto negativo das renováveis levantado por alguns é o custo elevado. Há algum tempo falava-se do custo impeditivo da energia solar fotovoltaica, e hoje vemos uma inserção considerável dessa fonte nas residências de algumas regiões do Brasil.

Além da diminuição do custo envolvido na tecnologia, o movimento de incentivo à geração distribuída promovido pelo mercado vem favorecendo as renováveis como a solar fotovoltaica.

A participação da energia solar e eólica, renováveis não-reguláveis, na matriz elétrica nacional vem crescendo consideravelmente. Com isso, a operação do sistema elétrico do país fica cada vez mais complexo, dada a intermitência de tais fontes.

Para atender à demanda por eletricidade do sistema de forma segura e otimizada, na presença de renováveis como essas, faz-se ainda mais necessário ter fontes de base que consigam entregar potência de forma rápida.

Nesse contexto, surge também a necessidade de sistemas de armazenamento de energia. Embora ainda caros, o uso desses sistemas se tornará cada vez mais comum nos próximos anos.

Energias Renováveis no Brasil

A participação das renováveis na matriz elétrica do país é uma das maiores do mundo. Dentre elas, hidrelétricas, eólicas e biomassa são as mais usadas.

Em 2002, foi criado o PROINFA (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica). Esse programa foi de grande importância para as renováveis no Brasil.

Eólica, biomassa e PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) foram o alvo do programa. Com o desenvolvimento de tais fontes, foi possível diversificar a matriz energética brasileira, reduzir as emissões e gerar empregos.

É possível dizer que o Brasil é hoje uma potência mundial com respeito às energias renováveis.

O sucesso dos biocombustíveis, o crescimento acelerado da energia eólica e o grande potencial de energia solar e energia da biomassa a serem explorados, atraem investimentos do mundo inteiro.

Fonte: Blog da Engenharia