Soluções ecológicas adotadas em canteiro de obras

Horta comunitária, espaço para descanso ornamentado, reaproveitamento de água e de resíduos são boas práticas implantadas nas obras que proporcionam mais conforto e qualidade de vida.

Canteiro de obras, mas também de soluções: assim podem ser vistos os locais de trabalho das grandes construções, que hoje em dia priorizam a sustentabilidade por meio da otimização de recursos e promoção da qualidade de vida para seus trabalhadores. E muitas dessas alternativas que trazem economia e conforto para as obras podem também ser facilmente adotadas nas residências.

Um exemplo é o reaproveitamento da água condensada nos equipamentos de ar condicionado. Nas obras do Grupo Toctao a prática existe há mais de oito anos.

Segundo a gestora ambiental da empresa, Cinthia Martins, só numa das obras, a adoção da medida gera uma economia de 39 litros de água a cada 7 horas/dia. “Na obra em questão, os equipamentos ficam no escritório da obra, salas de reunião e no almoxarifado. A água que reaproveitamos é usada para limpeza do piso, além de servir para molhar as plantas e horta”, explica a gestora.

De acordo com a assistente de gestão ambiental Bruna Frazão, que atua no canteiro de obras do Residencial Porto Dourado, empreendimento da GMS Engenharia, empresa que integra o Grupo Toctao, o sistema de reaproveitamento da água dos equipamentos de ar condicionado usado na construção é simples e não requer grandes investimentos. “Aqui na obra nós usamos mangueiras de nível, que são conectadas a caixas d’água de 1000 litros. Depois a água é recolhida diretamente no reservatório para limpeza”, explica Bruna.

Conforme a assistente, guardando as devidas proporções, o sistema pode ser facilmente usado numa casa, e o que é melhor, sem muitos gastos.

“Numa casa você pode usar uma mangueira fina conectada na saída do ar condicionado e a um galão de 200 litros com tampa (conhecido como bombona). Pode ser um galão reaproveitado, desde que não tenha sido usado para guardar produtos tóxicos ou que deixem resíduos, como alimentos. O reservatório também pode ser adquirido em casas de produtos para agropecuária ou de construção. Aí é só instalar uma torneira na parte de baixo ou comprar um recipiente que já tenha torneira e aproveitar a água para limpeza, para regar seu jardim, dentre outros”

Segundo ela, caso a família use o ar condicionado por 12 horas, durante uma semana, poderá ter cerca de 150 litros de água aproximadamente; dependendo da umidade do ar, podendo ser menos no período seco.

Mais reaproveitamento
Para aproveitar pedaços de perfis metálicos que sobram em algumas de suas obras, a empresa deu uma destinação interessante ao material em alguns de seus canteiros, como o do Residencial Porto Dourado, onde foi instalado um pergolado (estrutura decorativa montada em geral em jardins e que funciona como uma varanda), que levou aos colaboradores da obra mais um espaço de descanso.

A assistente de gestão ambiental Bruna Frazão explica que na obra do Porto Dourado, a estrutura foi feita com perfis metálicos, mas para uma residência simples o mais recomendável é usar madeira reaproveitada de restos de construção. “Quando instalado no quintal de uma residência, o pergolado proporciona um belo efeito visual, traz sombra agradável e ameniza o clima. Posteriormente, podem ser usadas plantas que se desenvolvem no entorno da estrutura”, sugere Bruna.

A assistente afirma que para essa medida, a pessoa que for fazer um pergolado em sua residência precisará ter alguma noção de carpintaria, mas caso não tenha pode contratar um profissional de sua confiança. “O mais importante é encontrar a madeira de reaproveitamento e definir o espaço onde será montado, de maneira que não obstrua a passagem de pessoas e veículos”, orienta.

Projeto

Instalação de pergolados e o reaproveitamento da água dos aparelhos de ar condicionado são apenas algumas das ações realizadas pelo Grupo Toctao, integrantes de projetos premiados recentemente pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO).

Com outras atividades desenvolvidas nos canteiros, além das duas citadas anteriormente, como coleta seletiva, uso de energia solar para aquecimento da água dos chuveiros nos vestiários, horta comunitária para os colaboradores e palestras sobre saúde, o projeto visa cuidar do ambiente de trabalho, proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores e buscando dos mesmo um engajamento para práticas sustentáveis.

Fonte: Revista Construa