Projeção de desempenho da construção cresce após elevação no volume de empregos

O setor da construção civil aumentou a projeção de crescimento para o segmento ao constatar elevação significativa na quantidade de empregos criados entre março de 2020 e maio de 2022. Foram criadas mais de 430 mil novas vagas de trabalho com carteira assinada, segundo a pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Com os dados, a Prospecta Analytica — uma companhia de solução em Big Data — realizou um levantamento que mostrou a expansão do setor para o ano de 2022 e de 2023.

Wanderson Leite, CEO da Prospecta Analytica, contou que, considerando os resultados, a previsão para o próximo ano é de elevação de 4,5% na atividade do setor, caso a economia permaneça sem grandes perdas ou crises. “O que vai impulsionar essa alta será a estabilidade do preço dos materiais de construção e uma melhora na economia do país, gerando uma confiança no consumidor e impactando na venda de imóveis e em novos financiamentos”, afirma.

Além disso, tudo indica que o ponto forte para a construção em 2023 serão as construções de residências e reformas de casa. “Há um aumento de novos projetos elaborados para obras de planta baixa. Ou seja, essas construções serão realizadas nos próximos meses e irão continuar ao longo de 2023”, ele complementa.

Para este ano, entretanto, o crescimento esperado é um pouco mais tímido. A expectativa é de que o setor termine 2022 com uma alta de 3% na comparação com 2021, com um desempenho acima da economia nacional pelo segundo ano consecutivo.

A quantidade de novos projetos e obras registrou um avanço de 3% no primeiro semestre de 2022, comparando com o mesmo intervalo de 2021. Ainda no mesmo período, foram criadas 155.507 mil vagas — o que representa não só uma alta de 6,74% na comparação, como os melhores resultados de geração de emprego desde 2012.

A construção de edifícios foi responsável por 49,78% dos novos empregos no setor, sendo que São Paulo foi o estado que mais gerou trabalhos neste ano. Só em fevereiro de 2022, foram 12.540 novas vagas. Em segundo lugar, o Rio de Janeiro registrou 3.601 novos empregos, considerando o mesmo mês.

Para Leite, esta análise permitiu entender o que está acontecendo no mercado. “Durante a pandemia, houve um número expressivo de reformas em casa, pois com o trabalho em home office, as pessoas se viram obrigadas a melhorar tanto o espaço para escritório quanto para o lazer. Isso deu um fôlego para o comércio de construção”, disse.

Ele explicou que o atraso no crescimento se deu pela falta de materiais de construção e aumento nos preços da matéria-prima, ocasionando uma pausa na indústria e diminuição de efetivo. “Isso aconteceu principalmente na indústria de materiais de cobre e de porcelana, como louças sanitárias e revestimentos”, pontua.

No início de 2022, o preço começou a se estabilizar — momento em que a construção voltou a crescer. Os reflexos foram percebidos quase imediatamente, com a estabilização do valor do metro quadrado construído, de R$ 1.661,85, atualmente.

Fonte: AECWeb