Palestrantes apresentam inovações tecnológicas na Construção

Evento online terá a participação de Mauricio Bernardes, gerente de desenvolvimento tecnológico da Tecnisa, e Paulo Eduardo Fonseca de Campos, professor da FAU-USP
A primeira jornada online de Tecnologia e Gestão na Execução de Edifícios reunirá, em seu sexto dia, dois especialistas para debater e compartilhar inovações tecnológicas na construção civil.
Realizada pelo Portal AECweb com curadoria do jornalista Eric Cozza, o evento tem o objetivo de contribuir para a atualização técnica e gerencial de profissionais do setor. São seis encontros virtuais, transmitidos ao vivo entre os dias 06 e 15 de agosto, e que reunirão 12 palestrantes.
O sexto encontro será realizado no dia 15 de agosto, das 15h às 17h (horário de Brasília), e abordará a inovação e a revolução digital na construção civil.
A primeira apresentação do dia, intitulada “Inovação tecnológica na produção de edifícios: pesquisa e aplicação”, será apresentada por Mauricio Bernardes. gerente de desenvolvimento tecnológico, qualidade e assistência da construtora Tecnisa, o profissional é professor convidado do curso de pós-graduação de construções sustentáveis da Faap e autor do livro digital “Tecnologias voltadas à eficiência energética: cases da construção civil” (EstudeAE).
Veja a seguir os tópicos de sua apresentação:
• Fontes e fluxo de inovação adotados pela Tecnisa;
• Racionalização: drivers da inovação e estudos de caso;
• Desempenho: drivers da inovação e estudos de caso;
• Sustentabilidade: drivers da inovação e estudos de caso;
• Desafios e perspectivas da inovação.
Na sequência, acontece a palestra “Futuro e o impacto da revolução digital na construção civil”, de Paulo Eduardo Fonseca de Campos, professor Doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e coordenador do laboratório de fabricação digital Fab Lab SP. O palestrante já foi superintendente do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02) da Associação Brasileira de Normas Técnicas da ABNT (2012-2015).
Entre os temas que serão tratados por ele, estão:
• A inovação como indutora de desenvolvimento na indústria da construção civil: uma visão de futuro;
• Inovações tecnológicas radicais ou disruptivas: a fabricação digital;
• O “continuum digital” entre projeto e produção;
• Novos processos de concepção, fabricação e construção digital.
Todos os participantes do encontro receberão certificado em até uma semana após a realização das palestras. Os inscritos que não conseguirem acompanhar as aulas ao vivo terão até 90 dias para acessar a gravação do conteúdo.
Fonte: Revista Construa