Mercado de máquinas segue trajetória de crescimento

Apesar do cenário de limitações impostas por falta de componentes, a indústria de máquinas resultados positivos significativos ao longo do ano. Pelos números consolidados pela Anfavea, as entregas do segmento agrícola em outubro cresceram 9,4% em relação ao mesmo do ano passado, de 6,2 mil para 6,8 mil unidades. No confronto com setembro, quando somou 6,6 mil tratores, a alta foi de 2,8%.

Para Alexandre Bernardes, vice-presidente da Anfavea para a área de máquinas, as montadoras têm conseguido responder de maneira adequada à demanda.

“É mais um ano desafiador, com problemas na cadeia de suprimentos e aumento de custos, que trazem preocupações às empresas. Mas ainda assim é um ano muito interessante”, resumiu durante apresentação de balanço do setor automotivo na quarta-feira, 7. O dirigente, porém, sinaliza um ponto de atenção em relação ao crédito, que começa faltar, “em especial ao pequeno produtor, aquele coloca o arroz e feijão na mesa do brasileiro”.

No acumulado até outubro, o mercado de máquinas agrícolas absorveu 56,2 mil unidades, volume 18,5% superior ao registrado há um ano, quando somou 47,4 mil unidades.

No segmento de máquinas rodoviárias, as 3,2 mil unidades entregues em outubro um crescimento de 24,2% sobre o mesmo mês do ano passado, de quase 3 mil unidades. Na comparação com setembro, ocasião que na qual registrou 4 mil máquinas, no entanto, o desempenho foi negativo em 19,6%.

Segundo representante da Anfavea, a falta de componentes na linha de produção foi o principal motivo para a queda mensal acentuada. “Faltou peças para retroescavadeiras, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas.”

De janeiro e outubro, as vendas de veículos da linha rodoviária somaram 32,3 mil unidades, crescimento de 35,3% sobre o mesmo acumulado do ano passado, de 23,9 mil. “Pelo que apresentou até aqui, devemos chegar a 35 mil máquinas da linha amarela, o que será um recorde”, aposta Bernardes.

Fonte: Auto Indústria