Komatsu anuncia nova escavadeira média movida a hidrogênio

A Komatsu revelou seu mais recente avanço tecnológico: uma escavadeira hidráulica de médio porte que utiliza um sistema de célula de combustível de hidrogênio. Com este conceito inovador, a Komatsu procura conduzir locais de trabalho mais seguros, altamente produtivos, inteligentes e limpos para o futuro.

A empresa, liderada por seu presidente e CEO, Hiroyuki Ogawa, desenvolveu esta escavadeira que combina uma célula de combustível de hidrogênio e componentes-chave projetados internamente pela Komatsu.

O principal objetivo é alcançar a neutralidade carbónica nos locais de trabalho da indústria da construção. Ao realizar provas de conceito (PoC) desde maio de 2023, a Komatsu acelerou seus esforços para iniciar a produção comercial de equipamentos de construção de médio e grande porte movidos a células de combustível de hidrogênio em um futuro próximo. Como parte de seu plano de gestão de médio prazo, a Komatsu se comprometeu a reduzir as emissões de CO2 provenientes do uso de seus produtos e equipamentos de fabricação em 50% até 2030, em comparação com os níveis de 2010. Além disso, a empresa estabeleceu o desafio de alcançar o carbono neutralidade até 2050.

Quanto ao novo conceito de escavadeira, a Komatsu optou por usar um sistema de célula de combustível de hidrogênio e um tanque de hidrogênio fornecido pela Toyota Motor Corporation. Os componentes foram integrados à escavadeira. Graças à tecnologia de controle abrangente e aos principais componentes da Komatsu, juntamente com as células de combustível da Toyota, a escavadeira atinge zero emissões de escapamento, uma redução significativa de ruído e vibração, mantendo o mesmo desempenho de escavação.

O uso de hidrogênio

Equipamentos de construção de médio e grande porte requerem uma fonte de energia com densidade de energia maior do que equipamentos menores. Por esse motivo, a eletrificação de baterias tornou-se uma tendência no setor. No entanto, a Komatsu optou por usar o hidrogênio como fonte de energia devido à sua maior densidade e à possibilidade de recarregá-lo em um tempo menor. A empresa considera que o hidrogênio é uma opção promissora para conseguir a eletrificação de seus modelos de médio e grande porte.

Fonte: Construção Latino Americana