Confiança do empresário tem recuperação em maio, aponta CNI

Em maio de 2023, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou 0,4 ponto, passando de 48,8 pontos para 49,2. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nessa quinta-feira (11) e mostram uma recuperação da confiança em maio em relação a abril.

O indicador varia de 0 a 100. Valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário.

Apesar da recuperação da confiança apresentar uma variação pequena, a melhora foi observada em todos os componentes do índice, o Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas.

O Índice de Condições Atuais avançou 0,6 ponto para 43,1 pontos. De acordo com a pesquisa, esse é o primeiro avanço mensal desde setembro de 2022 e a alta mostra que os empresários veem a evolução das condições atuais de maneira menos negativa em maio na comparação com abril.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que empresários sem confiança tendem a ser mais cautelosos com tomadas de decisões. Por isso, é importante manter a confiança. “Especialmente uma confiança mais forte, por mais tempo. Tendem a aumentar a produção, a contratação e, até mesmo, os investimentos”, aponta.

Já o Índice de Expectativas subiu 0,3 ponto, ficando em 52,2 pontos. Ao subirum pouco mais acima da linha divisória de 50 pontos, o indicador demonstra um olhar mais otimista dos empresários sobre o cenário dos próximos seis meses.

Segundo Azevedo, o índice vem oscilando próximo da linha divisória há muitos meses e, devido a isso, as expectativas estão moderadas. “As expectativas para os próximos seis meses também estão moderadas. Elas estão positivas, tanto para a empresa quanto para a economia, mas há uma moderação muito mais significativa que também segura o índice de confiança nesse patamar”, informa.

A pesquisa foi respondida no período de 2 a 8 de maio. Participaram 1.450 empresas, sendo 571 de pequeno porte, 549 de médio porte e 330 de grande porte.

ICEI e seus componentes ABR 23 MAI 23
ICEI 48,8 49,2