Indústria de materiais mantém otimismo moderado em fevereiro

A Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga nesta sexta-feira (3) a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, pesquisa de opinião realizada com empresas associadas.

Na nova sondagem, o estudo aponta “otimismo moderado cauteloso” a partir da análise das vendas efetivadas em fevereiro.

A publicação destaca ainda a opinião das empresas sobre suas pretensões de investimento nos próximos 12 meses, constatando queda no indicador após o crescimento registrado em janeiro de 2023.

O termômetro da entidade aponta que o faturamento de fevereiro foi considerado “bom” ou “muito bom” para 50% das empresas associadas.

Para 35%, o período foi “regular”, enquanto os demais 15% consideraram o segundo mês do ano “ruim” ou “muito ruim”.

Por outro lado, as projeções para março indicam desempenho positivo, com 65% esperando um mês “bom” ou “muito bom”, enquanto 30% projetam um mês “regular” e apenas 5% “muito ruim”.

Já em relação à pretensão de investimentos nos próximos 12 meses, o setor aponta queda no otimismo. De acordo com o Termômetro, 65% dos associados pretendem investir nos próximos 12 meses, ante 77% no mês anterior.

“O mês de fevereiro mostra que a indústria segue com otimismo moderado cauteloso, devido à externalidades como taxa de juros e inflação”, observa Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.

A íntegra da pesquisa está disponível em “abramat.org.br/indicadores-publicos/”.

Fonte: Grandes Construções