Indicador de emprego cresce em abril

Indicador de Antecedente de Emprego (IAEmp) cresceu 4,5 pontos em abril. O índice, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), atingiu 79,5 pontos — o maior resultado desde dezembro de 2021, quando obteve 81,8 pontos.

O IAEmp antecipa os principais movimentos do mercado de trabalho no Brasil, com base em dados extraídos das Sondagens Empresariais e do Consumidor, produzidas pela FGV, e essa foi a primeira elevação em cinco meses.

A conduta positiva do índice ainda foi notada no parâmetro trimestral, já que, durante o período, em 2022, o resultado também indicou crescimento. Avançando 1 ponto na escala, o IAEmp encerrou o primeiro trimestre com 76,5 pontos.

Todos os sete componentes empregados no cálculo do indicador impulsionaram o resultado em abril. Destacaram-se a sondagem de situação atual dos negócios dos serviços (alta de 1,6 ponto) e a da indústria (alta de 1,2 ponto). Ao todo, são eles:

  • Sondagem do Consumidor – Emprego Local Futuro – alta de 0,1 ponto
  • Sondagem de Serviços – Emprego Previsto – alta de 0,4 ponto
  • Sondagem de Serviços – Situação Atual dos Negócios – alta de 1,6 ponto
  • Sondagem de Serviços – Tendência dos Negócios – alta de 0,7 ponto
  • Sondagem da Indústria – Emprego Previsto – alta de 0,4 ponto
  • Sondagem da Indústria – Situação Atual dos Negócios – alta de 1,2 ponto
  • Sondagem da Indústria – Tendência dos Negócios da Indústria de Transformação – alta de 0,1 ponto

Os especialistas da FGV apontam que, apesar do aumento, o IAEmp permanece em um patamar baixo. No mês de março, ele foi alavancado pelo setor de serviços em específico — o que não indica crescimento em parâmetro geral.

Ainda assim, as expectativas são positivas: a queda no índice em relação ao setor de serviços foi impactada, principalmente, pela pandemia de Covid-19 — o que indica possibilidades significativas de recuperação.

Em relação ao resultado geral do IAEmp, os analistas reiteram a necessidade de ter cautela nos próximos meses. Isso porque, segundo eles, os resultados só continuarão otimistas se o ambiente macroeconômico também estiver.

Fonte: AECWeb