Realidade aumentada pode atrair talentos para a construção

Viabilizar o acesso de trabalhadores da construção civil a tecnologias como Realidade Aumentada (RA) não só pode combater o aumento dos custos dos recursos, como ajudar também a atrair jovens para a área, diz a GlobalData.

A empresa de análises observa que, embora a RA possa dar à indústria um necessário revigoramento, um número expressivo de executivos não planeja investir na tecnologia nos EUA.

De acordo com o relatório “Realidade Aumentada (RA) na Construção”, cerca de 55% dos executivos da indústria da construção entrevistados pela

GlobalData no final de 2021 dizem ter intenção de investir em RA nos próximos dois anos. No entanto, a mesma sondagem revela que 1/3 não tem quaisquer planos de adquirir a tecnologia.

“Contar com pessoas nos lugares e momentos certos é um problema constante na construção, mas a adoção de tecnologias pode ajudar a atrair o talento necessário para revigorar a indústria”, diz Robert Penman, analista da equipe de pesquisas temáticas da GlobalData.

“Aqueles que não buscam investir irão perder os diversos benefícios que a RA pode trazer, incluindo aumento da precisão do projeto, apoio à concepção colaborativa e possibilidade de envolvimento das partes interessadas”, acrescenta.

A GlobalData observa que os empreiteiros constantemente enfrentam desafios relativos à segurança de colaboradores, materiais e equipamentos.

Para completar, a pandemia não apenas levou à escassez de pessoal devido a doenças, restrições de viagens e problemas de fornecimento, como ainda provocou atrasos, enquanto processos burocráticos de aquisição inevitavelmente fizeram subir os custos dos projetos.

“Atualmente, a indústria da construção vem enfrentando problemas na cadeia de fornecimento e aumentos dos custos dos insumos”, continua Penman.

Segundo ele, nos últimos anos as empresas têm visto as despesas dos projetos aumentarem constantemente, sendo pouco provável que isso se altere no curto prazo.

“O conflito na Ucrânia irá pressionar ainda mais as cadeias de abastecimento, uma vez que o aumento dos preços do petróleo irá aumentar os custos de transporte e os preços mais elevados do petróleo bruto terão impacto nos derivados do petróleo, incluindo betume”, afirma o analista.

Para Penman, o mercado global de AR está prestes a explodir. Segundo a GlobalData, o setor deve saltar de 9 bilhões de dólares em 2021 para um total de 152 bilhões de dólares até 2030.

Especificamente na indústria da construção, o relatório da GlobalData identifica vários casos emergentes e de enorme potencial na utilização de AR.

“A RA será particularmente útil durante a fase de construção, devido ao grande número de operadores que poderiam utilizar esses dispositivos”, diz Penman.

O RA, ele acentua, permite que os modelos de construção sejam posicionados no local por meio de auscultadores ou óculos inteligentes, para que possam ser comparados com o local de construção.

“Quanto mais complexos forem os elementos mecânicos, elétricos e hidráulicos (MEP), mais o projeto ganhará com o AR”, assegura.

No entanto, a GlobalData observa que a indústria da construção tem sofrido com margens de lucro apertadas, pressão inflacionária e escassez da oferta, dificultando o investimento em tecnologia.

“Com as prováveis rupturas de abastecimento nos próximos meses, além dos desafios contínuos que os empreiteiros irão enfrentar, o investimento em tecnologia no curto prazo pode ser limitado”, aponta Danny Richards, analista de construção da GlobalData.

Fonte: Grandes Construções