Expectativa para 2023 é de maior incentivo em programas habitacionais, diz presidente do Sinduscon

O ano está começando e muito se fala sobre a construção civil como uma grande geradora de economia na cidade. No entanto, como está o cenário local para novas obras? Serão muitas entregues neste ano? A cidade está crescendo mais em prédios ou condomínios horizontais? A ampliação de programas de financiamento habitacional pode ter reflexos no mercado local?

Para obter as respostas dessas perguntas, a Rádio Uirapuru conversou com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Cristiano Basso. De acordo com ele, o setor é protagonista em Passo Fundo e o cenário atual para novas obras na cidade é bastante positivo.

Basso afirma que muitas empresas estão buscando investir em projetos de construção, tanto de prédios quanto de condomínios horizontais, principalmente edifícios, sendo que cerca de 109 obras nessa modalidade estão em andamento na cidade. Isso mostra, conforme o presidente, quanto a construção civil é relevante em Passo Fundo, gerando economia, emprego e renda. Basso conta que no último ano destacaram-se os ambientes diferenciados, através de grandiosos projetos feitos por arquitetos, com empreendimentos que buscavam novas tendências e linhas de arquitetura. Quem se beneficia com isso é o consumidor, com vários tipos de imóveis e decorações.

O presidente do Sinduscon conta também que a ampliação de programas de financiamento habitacional contribuem para o crescimento do setor, já que através deles as pessoas têm maior acesso a oportunidades para a compra de imóveis. No último ano, Basso conta que o mercado foi puxado mais para o alto padrão, tendo as classes A e B como maiores consumidoras. Para 2023, a expectativa é que, com o novo governo, programas de financiamentos habitacionais tenham maior incentivo e juros mais competitivos de mercado, diferentemente do ano passado, onde houve taxas elevadas que restringiram as construções dessa linha habitacional.

Conforme o presidente do Sinduscon, a previsão para 2023 também é de que muitas obras sejam entregues, o que deve gerar um grande impulso para a economia local. Porém, ele lembra que a construção civil é um setor dependente de fatores externos, como a disponibilidade de crédito, o acesso a matérias-primas e as condições econômicas gerais do país. Portanto, é preciso estar atento às flutuações e mudanças no mercado para poder se adaptar a elas.

Fonte: Divulgação