Do chão ao teto: uma opção inteligente e criativa que é simplesmente um luxo!

Tempos atrás poderia até ser estranho ouvir falar que as telhas metálicas trariam criatividade e versatilidade para as paredes de nossas casas e apartamentos. Hoje, com a evolução da arquitetura e também da construção civil, elas se tornaram uma novidade e uma opção altamente rentável.

Frequentemente, elas são usadas em grandes galpões e indústrias com o intuito de trazer mais rapidez, praticidade e sustentabilidade na hora de cobrir as estruturas.

Trazendo para a vida cotidiana, ela se torna largamente útil na hora de personalizar paredes de forma mais econômica, garantindo longa duração e uma variedade imensa de aplicações junto a outros tipos de materiais, como madeira e vidro.

Na arquitetura, as telhas metálicas se traduzem em sofisticação, qualidade e praticidade. Ou seja, elas são a resposta perfeita para a criação de espaços customizados e a repaginação de ambientes antigos.

Na matéria de hoje, vamos abordar esse tema a partir de três aspectos. O primeiro será os seus diferentes tipos. O segundo será a sua aplicabilidade e o terceiro irá visar as vantagens desse tipo de material.

Portanto, continue conosco e descubra o real motivo das telhas metálicas serem uma excelente opção.

Tipos de telhas metálicas

Na criação de projetos se torna necessário uma definição correta de como irá se estruturar a construção do ambiente, os materiais que serão utilizados e como serão empregados.

Não é diferente na hora de se usar as telhas metálicas ou como cobertura ou como revestimento. É necessário prévia avaliação e compreensão.

Por isso, mais do que se estabelecer como deseja o ambiente, é fundamental saber quais são os tipos e finalidades para cada telha metálica. Dessa forma, você saberá utilizá-las de forma mais otimizada, adequando-as ao ambiente externo e criando planos para que as deficiências que elas possuem sejam contornadas.

Basicamente, podemos encontrar telhas metálicas de alumínio, aço inox, galvalume e aço galvanizado. Provavelmente, não é a primeira vez que ouviu esses termos. E aqui, iremos explicar de forma objetiva cada um.

Antes disso, é ideal que saiba que as Telhas Metálicas podem possuir três formas geométricas. São elas:

–  Onduladas: As onduladas são indicadas para ambientes curvados, já que a altura de sua onda é menor tornando-a mais flexível;

–  Trapezoidais: As trapezoidais possuem ondas mais altas e largas sendo indicadas para localidades que possuem níveis altos de águas pluviais.;

–  Trapezoidais nervuradas: O mesmo acontece com as trapezoidais com nervaduras que são indicadas para fechar grandes locais e ótimas para conter as águas da chuva.

Além dessas três formas, elas podem ser encontradas em dois modelos: simples e termoacústicas.

As simples são aquelas com espessura de 50 mm que são perfeitas para criação de locais pequenos, como quartos e aplicação em paredes.

Servem também para cobrir as estruturas.

As termoacústicas são aquelas que possuem adição de materiais que são naturalmente contra invasões sonoras e de raios solares, como o isopor.

Agora, vamos ao que interessa: os tipos de telhas metálicas. 

–  Telhas Metálicas de Alumínio: o ponto forte dessa composição é o fato de ser altamente resistente aos reflexos solares, conferindo ao ambiente mais frescor. Por serem regidas pelas normas NBR 14 513 e NBR 14 514, são credenciadas para uso interno e externos.

–  Telhas Metálicas de Aço Inox: O aço inox apresenta longa durabilidade e resistência aos fatores externos. É uma grande opção para quem deseja diversas cores, já que pode receber diferentes pinturas. Além de oferecer manutenção mínima e diferentes formatos. É um material maleável e de fácil reestruturação.

–  Telhas Metálicas de Aço Galvalume: Se quer custo pequeno e larga durabilidade, eis a sua opção. É uma chapa de aço revestida de liga Al-Zn (Alumínio e Zinco) e com isso apresenta resistência aos raios solares, as corrosões atmosféricas e uma estética agradável e dependendo da cor, pode trazer um aspecto de diversão.

–  Telhas de Aço Galvanizado: O processo de galvanização consiste em aplicar uma camada de zinco sobre o aço em alta temperatura. O objetivo é criar uma grande proteção contra corrosões resultando na composição mais durável de todas os tipos já citados. Além disso, oferece proteção tanto contra incêndio como para inundações e se configura em uma opção totalmente ecológica, já que é 100% reciclável.

Criando ambientes personalizados: a aplicabilidade das telhas metálicas

O mais interessante das telhas metálicas não é o fato de poder ser aplicada no interior e exterior de uma casa ou apartamento. O mais interessante é a sua capacidade de se adequar aos diferentes estilos e personalidades.

É possível, com uma combinação simples de telhas metálicas coloridas, objetos decorativos e moveis customizados, obter um resultado que vai da estética industrial até a estética urbano underground. Tudo depende de quem vê e de quem cria.

Obviamente, não há como negar que quando usadas elas trazem consigo um ar de modernidade e um estilo único podendo apresentar um aspecto simples ou um estilo atraente e forte.

Por ser uma opção barateada e muito maleável, em comparação a outros tipos de recursos, ela se encaixa em diferentes orçamentos e possui uma flexibilidade enorme para ser utilizada, podendo ser aplicada desde cozinhas até banheiros.

Benefícios na utilização das telhas metálicas em paredes

Ao descrever as funcionalidades dos diferentes tipos de telhas metálicas, torna-se bem fácil de perceber quão benéficas são para a estrutura das construções e também para o bolso de quem as utiliza.

Elas atendem os pré-requisitos da arquitetura e construção civil moderna que permeiam características como: praticidade, leveza, sustentabilidade e estilo.

Falando objetivamente, pode-se notar diversos benefícios como:

–  Medidas customizadas de acordo com a necessidade do ambiente. São flexíveis e possuem diferentes estruturas que alargam a sua serventia;

–  As telhas galvanizadas são as mais utilizadas por surtirem grande efeito contra a corrosão, deterioração e inundações garantindo proteção e resistência;

–  Possuem grande resistência fazendo com que a manutenção seja mínima ou nula, isso, claro, dependendo da intensidade das variações ambientais;

–  As peças são capazes de receber cor, o que facilita na hora de trazer personalidade e irreverência a construção. Dependendo da cor, ela pode causar aquecimento no ambiente interno, o que é interessante para localidades mais frias;

–  Possui custo baixo e que somado a baixa manutenção resulta em um material de investimento seguro;

–  São recicláveis e podem ser reutilizadas várias vezes e de diferentes formas.

E que tal você começar uma reforma em casa utilizando essas peças únicas? É uma excelente alternativa caso deseje implantação rápida.

Fonte: Obra 24horas