Congresso técnico de engenharia traz cases de empresas

Ser uma vanguarda na disseminação de conhecimento dentro do setor é uma das marcas do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). Em sua 91º edição – que será realizado de 15 a 17 de maio, no Rio de Janeiro -, a meta será levada um passo mais à frente. Ocorre este ano, paralelamente à programação geral, o Congresso Técnico de Engenharia. Será uma série de palestras e debates com nomes de peso no setor, nacionais e internacionais.

O congresso ocorrerá em 16 e 17 de maio, no Windsor Expo Convention Center, na Barra da Tijuca, mesmo lugar onde ocorre o Enic. O encontro reunirá toda a cadeia produtiva do setor, além de especialistas, estudantes, representantes de entidades e do governo. As inscrições estão abertas.

A programação completa do congresso está disponível online. Para abrir as atividades, está confirmada a participação do futurista e co-fundador do Aerolito Thiago Mattos. Empreendedor, educador e autor, ele faz parte do corpo docente da Singularity University, sendo o único sul-americano entre 110 nomes com tal distinção. É, também, professor da disciplina de Futurismo no Transdisciplinary Innovation Program da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Também no dia 16, haverá uma palestra do fundador da Construtech Ventures, Bruno Loreto, que abordará o potencial das startups que resolvem grandes problemas da cadeia de valor da Construção, as Construtech. “Hoje no Brasil são mais de 560 empresas que nasceram propondo inovação ao segmento” destaca Loreto.

O primeiro dia abordará ainda o tema industrialização do canteiro, destacando o movimento de construção modular que vem ganhando força no Brasil e no mundo, como forma de buscar por melhores índices de produtividade. Para falar sobre o tema, foram convidados dois casos de sucesso: Ambar Brasil e Tecverde. Os respectivos fundadores comentarão sobre os desafios de tornar o processo construtivo mais industrializado.

Inovação continuará a ser o foco no segundo dia do congresso. A programação contará com exposição de casos de empresas tradicionais do setor que, nos últimos anos, vem investindo na área para melhorar sua margem e explorar novos negócios.

Fonte: Revista Construa