Confiança dos empresários da construção aumenta em setembro

De acordo com a Sondagem da Indústria da Construção — pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) —, o Índice de Confiança do Empresário (Icei) da Indústria da Construção aumentou 2,7 pontos em setembro, representando a sexta alta consecutiva do índice, para 62,7 pontos.

Em uma escala de 0 a 100, em que se denota confiança a partir de 50 pontos, o indicador acumula variação positiva de 5,9 pontos nos últimos dois meses. Ele foi apurado a partir de informações de 397 empresas, sendo 144 pequenas, 167 médias e 86 grandes.

Segundo as instituições, o crescimento do Icei foi diretamente influenciado pelo índice de condições atuais, que aumentou 5,1 pontos e fechou em 56 pontos.

O componente da confiança relativo às expectativas também avançou, embora em menor magnitude: subiu 1,4 ponto para 64,7 pontos, demonstrando maior consenso entre os empresários da construção de que a economia e a atividade das empresas vão melhorar nos próximos seis meses.

O indicador da evolução do nível de atividade da construção também aumentou e atingiu a marca dos 55 pontos em agosto — registrando, ainda, o terceiro mês consecutivo de expansão.

Já o índice de evolução do número de empregados registrou a terceira expansão consecutiva com o resultado de agosto e estabilizou em 53,1 pontos. A variação foi considerada a mais forte e disseminada no emprego da construção da série histórica, que teve início em 2011.

Em suma, todos os setores da construção registraram crescimento no segmento, principalmente na área de construção de edifícios, que impulsionou o resultado geral positivamente.

Os empresários da construção seguem com expectativas positivas para diversas variáveis ligadas ao setor, com expectativas positivas a respeito da compra de insumos e matérias-primas, do número de novos empreendimentos e serviços, da atividade e do emprego nos próximos seis meses.

Em setembro, o índice de intenção de investimento da indústria da construção aumentou 0,9 ponto, para 46,8 pontos, atingindo o maior patamar desde julho de 2014. É a terceira alta mensal consecutiva.

Fonte: AECWeb