Caterpillar supera 5 bilhões de toneladas em transporte autônomo

“Em 2013, colocamos nossas primeiras frotas de caminhões autônomos em operação na Austrália Ocidental, especificamente na FMG Solomon e na BHP Jimblebar”, recorda Denise Johnson, presidente de grupo da Caterpillar Resource Industries.

“Desde então, os caminhões viajaram em segurança quase 200 milhões de km “, ressalta. Segundo ela, nos últimos dois anos o número de caminhões autônomos da marca em operação aumentou em 40%.

“A automação é uma das muitas chaves para implementar uma tecnologia que entrega o valor que os mineradores necessitam quando se trata da transição para operações mais sustentáveis em energia”, completa.

Para Marc Cameron, vice-presidente da Caterpillar Resource Industries, os novos caminhões de tração elétrica Cat 798 AC – que substituem a frota da BHP na mina de Escondida – apresentam tecnologias que fazem avançar as metas do setor, reunindo autonomia e descarbonização.

“O acordo permite à BHP acelerar na implementação de seus projetos de autonomia por meio da transição da frota com a tecnologia de transporte autônomo AHS”, explicou.

A Caterpillar já levou soluções de transporte autônomo completas a 13 clientes em 23 diferentes operações no mundo, inclusive por meio de kits de adequação dos equipamentos.

“Em 2023, vamos expandir o comando para a classe de caminhões de 153 ton na mina Rhyolite Ridge, da ioneer”, revela Sean McGinnis, vice-presidente e diretor-geral da Cat Mining.

De acordo com ele, trata-se do primeiro projeto greenfield na América do Norte que utiliza a tecnologia AHS.

“Estamos vendo uma mudança na demanda. Enquanto as grandes minas, com frota acima de 70 caminhões, foram as primeiras a adotar a tecnologia, agora estamos assistindo à viabilidade econômica da autonomia em minas menores, com frotas abaixo de 15 caminhões”, ele aponta.

Fonte: RevistaMT