Arquitetura leve e sustentável marca espaços construídos na Campinas Decor 2018

Referência em tudo o que envolve o universo de arquitetura, decoração e paisagismo, a Campinas Decor neste ano vai além e apresenta as tendências em métodos construtivos modernos, leves e sustentáveis. Dos 41 ambientes da mostra, sete foram construídos especialmente para a exposição, que acontece até 10 de junho na Fazenda Argentina, próxima ao CPqD.

Por ser uma mostra temporária, os arquitetos e designers responsáveis pelos novos espaços os construíram de maneira que sua estrutura valorizasse o ambiente da fazenda com baixa interferência. Para tal, predominaram estruturas em Light Steel Frame e contêineres.

O Light Steel Frame, estrutura de aço galvanizado, é extremamente resistente e de rápida instalação. Está presente em ambientes como o Café – projetado pelo trio formado pelos arquitetos Daniella Antunes e Gustavo Pigatto e pelo engenheiro civil Eduardo Costa – e a estrutura externa do Lazer da Piscina, assinado pela arquiteta e designer de interiores Andrea El Banat, pela arquiteta Gabriela Gonzalez e pelos paisagistas Daniela Caporossi e Ricardo Caporossi Júnior. O sistema é bastante difundido nos Estados Unidos e Europa e está crescendo no Brasil. Por demandar mão de obra especializada para a instalação, o sistema ainda não é tão conhecido no Brasil, mas a tendência é que se amplie cada vez mais sua utilização devido à praticidade.

O sistema Light Steel Frame não utiliza tijolos nem concreto, possibilitando uma construção mais limpa, rápida, independente de água, com baixo desperdício e alta durabilidade, chegando a 300 anos. No caso do espaço Café, que foi construído em apenas 25 dias com 100% em Light Steel Frame, a proposta era um pavilhão concebido e executado de forma ágil, linhas contemporâneas, materiais naturais bem presentes e uma organização que permitisse fluidez e interação, sendo ideal o sistema.

Paralelamente, alguns espaços externos como o Loft de Vidro (da designer de interiores Gal Nunes), o Espaço Gourmet e Paisagismo (da arquiteta Adriana Bellão e do engenheiro agrônomo paisagista Alexandre Galhego) e a Antessala do Museu de Artes Visuais da Unicamp (projetada pela arquiteta Renata França Marangoni e pela designer de interiores Fabiana Soares) utilizaram contêineres marítimos em sua construção.

Por serem de instalação rápida, limpa e econômica, são tendência por todo o mundo. Para obter maior conforto térmico e garantir a durabilidade dos tecidos e móveis internos, foram utilizados, junto aos contêineres, vidros especiais refletivos e com proteção UVA e UVB no Espaço Gourmet e Paisagismo e no Loft de Vidro.

Devido a sua versatilidade, a opção por construção com contêineres foi ideal para a exposição. No Espaço Gourmet e Paisagismo foi utilizado um contêiner invertido em cima de outro, criando um pé direito duplo e fazendo o piso do superior como forro da construção, oferecendo um espaço com sensação mais ampla.

A principal característica, entretanto, de todos os ambientes que foram construídos especialmente para a exposição, é a integração das estruturas com a vegetação nativa e a valorização da paisagem da Fazenda Argentina. Todos os espaços foram criados de modo a respeitar ao máximo a natureza e valorizar sua exuberância como atração da mostra.

As estruturas também foram pensadas de maneira que fossem minimizados os danos na hora de sua remoção, garantindo que a revitalização da fazenda seja duradoura. Assim, ressalta-se a utilização de materiais leves, de baixo impacto e sustentáveis, como no Espaço Festas, da arquiteta e urbanista Áurea Monteiro, cuja construção com vidro e alumínio foi planejada de maneira móvel, realocável, focando em eventos.

Aberta ao público em 27 de abril, a Campinas Decor 2018 segue até 10 de junho tendo como cenário a Fazenda Argentina, pertencente à Unicamp, localizada às margens da Rodovia Campinas-Mogi. O evento abriga 41 ambientes internos e externos, preparados por um time de 74 expositores, exibindo as tendências e o que há de mais recente em artigos para decoração, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação residencial e tudo o que envolve esse universo.

Fonte: Obra 24horas