Vendas de máquinas para locação já representam mais de 30% na Case Construction

A locação de máquinas e equipamentos de construção já representa cerca de 25% do mercado no Brasil. Esse percentual, apesar de estar em rota de crescimento, ainda é pequeno se comparado aos Estados Unidos, Europa e Japão, que já são mais de 50% das vendas dos equipamentos, segundo o vice-presidente da Case Construction Equipment para a América Latina, Carlos França. 

No ano passado, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), as vendas de máquinas e equipamentos somaram 32,5 mil unidades. Para 2024, a expectativa é de comercialização é de 36 mil máquinas e equipamentos. 

“É um mercado que está em expansão no Brasil. Na Case, por exemplo, as vendas para empresas de locação já representam 31% das vendas. É o nosso maior segmento de atuação”, disse França durante a M&C Expo. “Aquele cliente que não consegue adquirir uma máquina de construção, ele prefere a modalidade e isso vem crescendo no país.”

Segundo o executivo, neste segmento está ocorrendo concentração de mercado, com fusões e aquisições de pequenas locadoras pelas empresas maiores. Além disso, as cinco maiores companhias do segmento estão abrindo capital e atraindo fundos de investimentos. 

“Essas companhias têm aumentado as cotações principalmente para a expansão da frota. Os números do primeiro trimestre mostram que esse ano as vendas para o segmento na Case devem ser maiores do que em 2023. Mas, ainda, a renovação segue em alta. Tradicionalmente a cada três a quatro anos, essas companhias vão ao mercado”, ressaltou França. 

Sete segmentos puxam vendas da Case no Brasil

Apesar do crescimento da representação da locação de máquinas no Brasil, a Case, segundo o executivo, não tem, pelo menos por enquanto, planos de abrir uma empresa neste segmento. “Não é uma opção para a companhia. É um mercado que tem grande expressão na Case”, disse o executivo. 

Além da locação, para a Case há seis segmentos representativos em termos de venda: agrícola, infraestrutura, industrial, governamental, florestal e mineração. E para atender todos os mercados, a companhia lançou 11 produtos durante a feira M&T Expo. Uma das novidades é o novo trator compacto de esteiras, o 850M, produzido na fábrica da CNH, em Contagem (MG), informou França. A Case é uma marca do Grupo CNH assim como a New Holland Construction. 

A unidade, que teve investimentos em automação, passou a produzir globalmente a linha de tratores compactos de esteiras para a companhia e fez da Case a única marca produtora dessa linha no Brasil. A máquina será comercializada no país e exportada para mercados dos Estados Unidos e Ásia-Pacífico, informou a empresa.

A Case também lançou a nova geração da pá carregadeira W20G. Esse modelo, que há 50 anos é produzido no Brasil, tem mais visibilidade, dando mais precisão e eficiência ao operador em uma variedade de ambientes.

Fonte: Automotive Business