Sustentáveis, molduras em EPS já são realidade na construção civil

As molduras em EPS (popularmente conhecido como “isopor”) com revestimento já são realidade em fachadas de edifícios ou residências, beirais, portas, janelas, muros, colunas de sustentação e em várias outras aplicações na construção civil. Além de melhorarem a estética dos ambientes internos e externos, deixando-os mais modernos e elegantes, estas peças reúnem algumas vantagens em relação às molduras de gesso. Elas possibilitam uma instalação mais simples e rápida, são mais baratas e, como se não bastasse, são alternativas duráveis e sustentáveis.

“A escolha por produtos ecologicamente corretos e a redução de custos são demandas atuais de quem constrói ou reforma. Por isso, as molduras em EPS estão sendo cada vez mais utilizadas pelos construtores”, afirma a Engenheira Karen Peroni, do Grupo Isorecort.

No Brasil, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, da Abrelpe, foram coletados 47 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição no Brasil em 2020, ou seja, 221,2 kg/habitante.

De acordo com Karen, diferentemente da moldura de gesso, que é um material pulverulento, ou seja, que levanta poeira de espessura fina durante a aplicação, a de EPS não gera descarte de resíduos. “Trata-se de um material 100% reciclável, composto por 98% de ar e apenas 2% de matéria-prima e que não emite CFC (clorofluorcarbono) em seu processo produtivo”, explica.

Outra aplicação importante da moldura em EPS acontece nas áreas molhadas como banheiros e terraços, e nas casas de praia (mais propensas à umidade). “Por sua baixa absorção de água e por não se deteriorar com a umidade, o EPS não propicia a proliferação de bolor e bactérias. Além disso, o produto tem aditivo antichamas é de fácil aplicação”, pondera a Engenheira.

Personalização de molduras conforme o projeto

Com mais de 120 modelos disponíveis em catálogo e 3 tipos de acabamentos, o Grupo Isorecort oferece ao cliente a possibilidade de escolha de molduras personalizadas, de acordo com a necessidade do projeto.

A linha ISODecor® conta com tecnologias exclusivas de acabamento. O de melhor acabamento é a opção elastomérica, mais flexível, com argamassa polimérica. Já a moldura com acabamento e argamassa cimentícia, mais rígida, oferece um bom acabamento. Finalmente, a peça com acabamento jateado e revestimento cimentício, mais rígido, proporciona um resultado mais rústico.

Fabricação sustentável 

As sobras coletadas do processo de fabricação dos produtos do Grupo são recicladas internamente, sem gerar o descarte de resíduos. Além disso, a companhia implementou um sistema de logística reversa junto aos seus clientes, cooperativas credenciadas e parceiros, promovendo a conscientização ambiental e o reaproveitamento do material

Fonte: Revista OE