Summit da Construção Civil discute perspectivas do setor em Santos

O novo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, abriu na última segunda-feira (14), a décima edição do Summit da Construção Civil, uma realização do Grupo Tribuna. O evento reuniu especialistas, empresários e entidades do setor no auditório do Grupo Tribuna.

A programação contou com números atualizados da construção civil na Baixada Santista, um panorama do setor no País e as expectativas para os próximos meses diante dos cenários econômicos e demográficos existentes.

Além da apresentação de Correia, o primeiro painel foi conduzido pelo jornalista e cientista de dados Rodolfo Amaral, diretor da Data Center Brasil: Construção civil na Baixada Santista: geração de emprego, renda e receitas. Às 10h40 começou o tema Do projeto à entrega: relação com as cidades e com a infraestrutura urbana, com Larissa Oliveira Cordeiro, secretária de Infraestrutura e Edificações da Prefeitura de Santos; Marcelo Henrique Ferreira, gerente de Obras e Manutenção da CPFL; José Ricardo Gonçalves, consultor de negócios, especialista em grandes clientes e Poder Público da CPFL, e Marco Antônio Barros, superintendente de Engenharia e Gestão de Ativos da Sabesp.

Às 14 horas houve a palestra de tema: Reforma tributária, taxa Selic e cenários econômicos 2023/2024, em que o economista Gesner de Oliveira, professor da FGV e sócio da GO Associados, falaram sobre os cenários esperados para a economia brasileira. Desse painel também participou a economista-chefe da Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), Ieda Vasconcellos, que abordou os impactos da economia no segmento.

Às 15 horas, houve o quarto painel: O futuro do emprego e o impacto da tecnologia, com o professor Carlos Arruda, da Fundação Dom Cabral. Ele falou sobre o perfil do mercado de trabalho nos próximos anos, frente às novas tecnologias e a mudança dos profissionais e das atividades produtivas.

No último painel, Cenários e perspectivas da construção civil na Baixada Santista, estiveram presentes Marcelo Gonçalves, sócio-consultor da Brain Inteligência Estratégica, e Cláudio Kawa Hermolin, vice-presidente da CBIC para a Região Sudeste.

Fonte: A Tribuna