SolidWorks na Engenharia: conheça e entenda

O que é o SolidWorks?

O SolidWorks é um software de CAD 3D usado por engenheiros, projetistas e outros profissionais voltados para o design e a criação de produtos. Ele pertence à Dassault Systèmes S. A., uma multinacional francesa.

Um grande diferencial do software é que ele vai além de ser um software para desenvolvimento de projetos e criação de produtos devido aos recursos que oferece. Ele também é fácil de usar e intuitivo. Na sua interface, é possível interagir várias ferramentas. Esses fatores contribuem para o aumento da produtividade e para a finalização de um projeto mais rapidamente.

SolidWorks na Engenharia
Imagem: blogs.solidworks.com

Um dos objetivos do SolidWorks na engenharia é deixar o trabalho mais simples. Por exemplo, nele é possível desenvolver um projeto que integra vários departamentos. Assim, várias pessoas podem desenvolver o projeto ao mesmo tempo e trabalhar em um ambiente só. Isso elimina os problemas de incompatibilidade e de necessidade de “ir e vir” do projeto entre departamentos por causa de alguma alteração.

SolidWorks na Engenharia:

Os clientes buscam produtos que sejam mais fáceis de abrir, de manusear, de dobrar e guardar, etc. Por isso, o projetista precisa ficar atento a detalhes. O uso de um software que permite fazer análises do produto ainda na fase de projeto contribui para a redução da possibilidade de erros e para a sua melhoria e aceitação.

De modo geral, o software é voltado para o desenvolvimento de projetos na engenharia. Ele proporciona ao projetista vários recursos para que o trabalho seja desenvolvido de forma eficiente.

SolidWorks na Engenharia
Imagem: javelin-tech.com

Por exemplo, no software, é possível visualizar o produto por dentro e por fora, identificar falhas no projeto, fazer simulações para testar resistência dos componentes, avaliar os impactos ambientais, gerenciar dados e outros. Com tantos recursos assim em um único software, ele é uma ferramenta poderosa para qualquer engenheiro voltado para a área de projetos.

Além disso, o software procura acompanhar as tendências de desenvolvimento de produtos, como a conectividade a Internet das Coisas. Desta forma, ele provê ferramentas para que o seu cliente possa acompanhar a evolução do mercado.

Fonte: Revista Construa