Sobratema amplia a quantidade de máquinas no Programa Custo Horário de Equipamentos

A Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) atualizou o programa Custo Horário de Equipamentos neste mês de fevereiro. Houve um acréscimo de 14 novos modelos de máquinas ante a última atualização, em agosto de 2023.

Com isso, os associados da entidade podem realizar a simulação dos principais custos horários por hora de 1761 modelos de equipamentos.

Outra possibilidade é acessar no site oficial da Sobratema a tabela resumo com os valores médios das 125 categorias, divididas em 34 famílias de equipamentos

O programa avalia os seis principais itens que compõem o custo horário dos equipamentos: propriedade, manutenção, material rodante, combustíveis/lubrificantes, peças de desgaste e mão de obra de operação. Em cada parcela, existem subitens que são importantes na composição final do custo.

No item manutenção, por exemplo, estão incluídos os índices relacionados às peças e à mão de obra de manutenção. Já em combustível e lubrificantes, os preços médios do óleo diesel e do óleo lubrificante e o consumo médio de diesel por hora.

O Programa Custo Horário de Equipamentos é considerado uma referência para os profissionais e empresas do setor, uma vez que os associados da Sobratema podem, por meio da ferramenta Simulador de Custos, customizar os parâmetros e preços sugeridos para cada máquina.

A atualização do programa é feita a partir de uma pesquisa com os principais fabricantes, fornecedores e usuários de equipamento do país.

Fonte: Revista M&T