Setor da construção discute programa nacional de gestão

Em concorrido painel do Encontro Nacional dos Seconcis (Ense), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou nesta quinta-feira (26), em Brasília, aos representantes dos Seconcis de todas as regiões do País a estrutura de uma proposta de ‘Programa de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) nos Canteiros de Obras’. A estrutura do projeto foi apresentada pelo consultor da CBIC e especialista em SST, Hugo Sefrian Peinado, e visa a autorregulação de SST no setor da construção, como uma gestão eficiente nos canteiros de obras de edificações. “Não queremos ser reféns, mas protagonistas, por isso precisamos implementar formas de autorregulação. O setor sai na frente na iniciativa de buscar a continuidade da redução do número de acidentes. E essa busca tem que ser por nós mesmos”, menciona o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

“A expectativa é ter algo palpável e mensurável para mostrar ao governo e à sociedade o que o setor da construção, por meio das suas entidades representativas e de assistência social, faz de diferente”, ressalta o vice-presidente da área de Relações Trabalhistas da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho.

“A proposta é alavancar a imagem do setor organizado da construção, mostrando suas iniciativas na área de Segurança e Saúde no Trabalho, que contribuem para a redução de acidentes e preservação de vidas”, reforça José Carlos Martins, que enxerga na iniciativa uma grande oportunidade para mostrar a magnitude do serviço assistencial do Seconci.

O presidente do Seconci-DF, Marcelo Machado Guimarães, destacou a importância do setor mostrar as boas iniciativas desenvolvidas em prol dos seus trabalhadores e que a imagem da construção é muito contaminada pela informalidade.

Por sugestão do presidente do Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro, as boas práticas de gestão adotadas pelos Seconcis no país serão compiladas e repassadas à CBIC para dar andamento ao desenvolvimento do projeto.

Promovido pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) e pelo Seconci Brasil, o Encontro Nacional de Seconcis (Ense) reúne até amanhã (27), em Brasília, dirigentes e corpo técnico dos Seconcis para debates, palestras e troca de experiências.

A edição 2019 do Ense conta, entre outros, com o apoio institucional:

Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-DF)
Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sticombe)
Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF)

Acordo de cooperação técnica apoia ações de SST na indústria da construção

Durante o painel do Ense, os presidentes José Carlos Martins (CBIC) e Antonio Carlos Salgueiro (Seconci Brasil) também assinaram acordo de cooperação técnica entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Associação dos Serviços Sociais da Indústria da Construção Civil dos Estados do Brasil (Seconci Brasil), que visa apoiar as ações relativas à Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para a Indústria da Construção.

Fonte: Revista Construa