Satisfação de pequena e micro indústria com economia sobe de 93 para 101 pontos

O índice de satisfação macroeconômica das micro e pequenas indústrias, elaborado pela pesquisa Simpi/Datafolha, subiu de 93 pontos para 101 no levantamento bimestral de junho e julho – a escala vai de 0 a 200. Apesar da alta, que sinaliza uma melhora na confiança dos empresários do setor, o indicador continua no nível mais baixo da série histórica, iniciada em abril do ano passado.

Na mesma linha, a porcentagem dos empresários das micro e pequenas indústrias que analisam a situação econômica atual como ruim ou péssima caiu de 48% para 38% em relação ao bimestre anterior de abril e maio. Segundo a pesquisa, 45% observam a situação como regular e 16% consideram ótima em todo o Brasil.

Quando perguntados especificamente sobre a situação econômica do setor, apenas 20% responderam que é ruim ou péssima, enquanto 40% consideram regular e 39% acreditam que a situação está ótima.

Em termos de expectativa para o futuro, 45% dizem estar otimistas e acham que a situação vai melhorar, enquanto 44% acreditam que vai ficar como está e 9% respondeu que vê piora mais à frente. A porcentagem dos pessimistas coincide com o número de empresas que afirmam que há riscos de fechar as portas (9%) nos próximos meses ao passo que 91% não veem chances de isso acontecer no cenário atual.

A pesquisa também aponta que a taxa de inadimplência caiu de 42% para 35% no bimestre de junho e julho ante o bimestre anterior.

O levantamento é feito bimestralmente pelo Datafolha a pedido do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi).

Fonte: Valor Globo