Revestimento de fachadas: confira 4 dicas de conservação para ensinar aos seus clientes

Manter a pintura em dia e não deixar fissuras e trincas se tornarem de grande proporção são importantes para a conservação da sua fachada.

Por estarem expostas às intempéries, as fachadas prediais e de casas podem sofrer com o tempo apresentando patologias e degradações, como fissuras, trincas e, no caso de revestimentos de porcelanatos, perda de peças. Conservar o revestimento de fachadas não é tarefa simples, porém, o primeiro passo para isso é manter-se atento a situação da fachada e nunca se descuidar dela.

Para auxiliar seu cliente nesse procedimento, antes de tudo, orientá-lo quanto a compra de produtos de qualidade, como argamassas para assentamento, fará a diferença para evitar que ele tenha problemas futuros com sua fachada.

Projeto

Para que os cuidados na conservação do revestimento de fachadas sejam mais assertivos, a dica principal é que desde o projeto de fachada sejam utilizados os melhores materiais para que não ocorram tantas degradações ao longo do tempo. A NBR 13755:2017 – Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante – Projeto, execução, inspeção e aceitação – Procedimento realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aponta algumas dicas de aplicação que interferem no resultado final do revestimento de fachada.

Com relação à inspeção do trabalho, é preciso verificar o consumo das argamassas dentro do prazo máximo declarado pelo fabricante; a superfície a ser revestida; a mistura da argamassa colante; a execução do revestimento, verificando as dimensões das juntas; o tempo decorrido entre a aplicação da argamassa colante e o assentamento das placas cerâmicas; entre outros pontos.

Ainda no projeto, se possível, é interessante executar um beiral de proteção acima da fachada. Esse beiral funcionará como uma aba e diminuirá a exposição da mesma aos raios solares e chuvas.

Confira 4 dicas para conservar seu revestimento de fachada:

Mantenha a pintura em dia: Um dos revestimentos menos resistentes e duráveis é a pintura. Dessa forma, é preciso ter cuidado redobrado com o material mais exposto, no caso, a tinta. Deve-se pintar regularmente a superfície plana a fim de conservar a sua qualidade. As chuvas e a exposição ao sol ao longo do tempo podem criar dilatações, por isso, é importante se atentar a esse cuidado e sempre realizar a manutenção.

Repare fissuras e trincas: Um dos problemas que mais ocorre nos casos de revestimento de fachadas argamassados são as fissuras ou trincas que podem surgir com o tempo. “Quando essas trincas e fissuras aparecerem não tem outra alternativa, senão corrigir isso. Dependendo do tipo da trinca é preciso fazer uma emenda com ferragem. Se for uma trinca estrutural, quer dizer, se trincou a alvenaria, se torna um problema da estrutura e, consequentemente, da massa, aí requer um reforço estrutural para a trinca não continuar andando”, explica Alexandre Mariutti, diretor da Construtora Sequência. Nos casos em que as fissuras forem apresentadas é preciso repará-las imediatamente.

Assente as peças em cerâmica com argamassas de qualidade: Na maioria dos casos, quando o revestimento de fachadas for composto porporcelanato, o que pode ocorrer é a perda de peças com o decorrer do tempo. É importante consultar um especialista, como arquiteto, para verificar se o problema é de posicionamento e pode atingir mais peças ou se é possível reparar apenas as cerâmicas perdidas.

Cuide das fachadas de madeira: No caso de fachadas de madeira que recebem uma grande incidência de raios solares, é necessário um cuidado maior do que o já recomendado. Conforme alerta a engenheira civil Mariana Ribeiro, da Toctao Engenharia, o sol pode ocasionar na perda do brilho e no ressecamento da madeira, trincas e outros danos. É necessário realizar a limpeza periódica – recomenda-se uma vez ao ano -, utilizando produtos apropriados.

Fonte: Mapa da Obra