Preços na indústria têm queda de 3,07% em maio

Os preços dos produtos da indústria isentos de impostos, tarifas e fretes caíram 3,07% em maio na comparação com abril. Foi a 4ª taxa negativa seguida. E agora o IPP, Índice de Preços ao Produtor, acumula queda de 9,20% em 12 meses, o maior recuo da série histórica desse indicador iniciado em 2014.

Os dados divulgados nesta quinta-feira (29), pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram que em maio deste ano os quatro setores que mais impactaram a taxa negativa foram refino de petróleo, outros produtos químicos, extrativa e alimentos. 20 das 24 atividades industriais pesquisadas apresentaram variações negativas de preço quando comparadas ao mês anterior. Em abril, 13 atividades haviam apresentado variações negativas de preço em relação a março.

O analista da pesquisa, Alexandre Brandão, atribuiu esse comportamento à crescente valorização do real em relação ao dólar nos últimos cinco meses. Segundo Brandão, além do câmbio, as variações negativas de preços do óleo bruto de petróleo e do minério de ferro no mercado internacional também vêm influenciando na queda dos preços dos produtos da indústria no Brasil. De janeiro a maio deste ano, o IPP também acumula queda de 4,04%. A taxa é a menor já registrada para o mês de maio desde o início da pesquisa.

Fonte: Agência Brasil