Preço de aluguel residencial sobe 0,10% em março

No acumulado de 12 meses, os valores cresceram 1,51%. Inflação ficou bem abaixo do IGP–M, da Fundação Getúlio Vargas, que registrou variação de 8,27% no mesmo período

O preço médio do aluguel residencial na capital paulista teve variação positiva de 0,10%, em março frente ao mês anterior. No acumulado de 12 meses (abril de 2018 a março de 2019), os valores cresceram 1,51%, ficando bem abaixo do IGP–M (Índice Geral de Preços – Mercado), da Fundação Getúlio Vargas, que registrou variação de 8,27% no mesmo período.

Os dados constam da Pesquisa Mensal de Locação Residencial, realizada pelo Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP). Segundo o estudo, em março, dois tipos de unidades residenciais tiveram aumento no preço do aluguel: as de três dormitórios, com variação de 0,70%, e as de dois dormitórios, que cresceram 0,3%. Os imóveis com um quarto tiveram uma queda de 0,5% no valor do aluguel.

O fiador foi o tipo de garantia mais utilizada pelos inquilinos, correspondendo a 45% dos contratos de locação. Em seguida, está o depósito de três meses de aluguel, representando 38%. O seguro-fiança correspondeu por 17% dos contratos.
O Índice de Velocidade de Locação (IVL), que analisa o número de dias que se espera até que se assine o contrato de aluguel, indicou que o período de ocupação foi de 17 a 44 dias. Os imóveis alugados mais rapidamente foram as casas e os sobrados (17 a 42 dias), seguidos dos apartamentos, com um ritmo de escoamento mais lento (23 a 47 dias).

Segundo Rolando Mifano, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, “a evolução positiva registrada nos últimos dois meses indica a recuperação gradual do setor, comprovando que o momento permanece favorável para negociação entre proprietários e inquilinos”.

Fonte: Revista Construa