Pesquisa inédita do CAU aponta perfil de arquitetos

Conforme apuração, a maioria dos arquitetos e urbanistas brasileiros é jovem, com idade de 38 anos, em grande parte mulheres e profissionais liberais ou autônomos

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), em parceria com o Instituto Datafolha, apurou dados inéditos a respeito do perfil profissional dos arquitetos e urbanistas do Brasil. O levantamento é o maior do setor no país desde o Censo do Arquitetos e Urbanistas realizado em 2012.
A pesquisa teve a participação de 1.500 arquitetos e urbanistas e 500 empresas do ramo e foi realizada de acordo com a distribuição etária e geográfica da base total de registros realizados junto ao CAU.

Conforme a apuração, a maioria de arquitetos e urbanistas brasileiros é jovem, com média de idade de 38 anos, em grande parte mulheres (64%) e profissionais liberais ou autônomos (55%). Ainda de acordo com a pesquisa, 66% dos profissionais atuam em capitais e regiões metropolitanas e 24% trabalham em outras áreas além de Arquitetura e Urbanismo.

ATIVIDADES
O levantamento apontou que as principais atividades realizadas por arquitetos e urbanistas são: Projetos de Arquitetura (87% atuaram na área nos últimos dois anos), Arquitetura de Interiores (68%) e Execução de Obras (64%). Outras atividades foram Projetos Complementares (49%), Gestão e Consultoria (30%), Paisagismo (28%) e Serviço Público (23%).

Em empresas de arquitetura e urbanismo, as atividades mais recorrentes nos últimos dois anos foram: Projeto de Arquitetura (89%), Arquitetura de Interiores (71%), Execução de Obras (58%), Gestão e Consultoria (57%), Projetos Complementares (43%) e Paisagismo (30%).

RENDA E ORÇAMENTOS
Com relação à renda, 50% dos arquitetos e urbanistas declarou faturar mais de cinco salários mínimos, 20% disseram receber de três a cinco salários mínimos, e 22% menos que três salários mínimos. Aproximadamente 8% dos entrevistados não responderam.
Em geral, 37% dos profissionais entrevistados disseram estar “satisfeitos ou muito satisfeitos” com sua renda atual, enquanto 34% declararam “mais ou menos satisfeitos”, 13% “insatisfeitos” e 15% “muito insatisfeitos”.

Os profissionais utilizam em sua maioria Redes Sociais (45%) para a captação de clientes e estímulo a indicações de clientes (44%). Em seguida, as opções mais escolhidas pelos arquitetos e urbanistas são site pessoal com portfólio (11%) e propaganda “boca a boca” (10%).

O orçamento dos serviços prestados é calculado, em sua maioria, por meio da quantidade de metros quadrados da obra (56%), seguida de solicitação do cliente (29%), Tabela de Honorários do CAU (21%) e porcentagem sobre o CUB (16%).

Já entre as empresas, o valor é cobrado principalmente sobre a hora técnica dos profissionais (51%). Em seguida, está o valor por metro quadrado (48%), porcentagem sobre o CUB (18%) e Tabela de Honorários do CAU (17%).

Fonte: Revista Construa