Norma técnica para madeira serrada volta a ser discutida na ABNT

O Comitê Brasileiro de Madeira (CB-031) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realizou recentemente a primeira reunião do ano para retomar o trabalho de desenvolvimento de uma norma técnica sobre madeira serrada. Os trabalhos estão sendo realizados pela Comissão de Estudos CE-031.000.002 – Madeira Serrada.

Participaram do encontro, representantes de entidades e empresários do segmento. Além de definir alguns requisitos para a normativa, estabeleceu-se que a classificação e os métodos de ensaios adotados para a madeira serrada tenham como referência a NBR 7190 – Projetos de Estrutura de Madeira, que está sendo revisada sob a coordenação do professor Carlito Calil Jr.

Agora os participantes da Comissão de Estudos deverão enviar as contribuições nos próximos 45 dias. A próxima reunião deve ser realizada no final de março. Interessados em participar dos encontros precisam enviar um e-mail para o analista responsável, Eduardo Lima (eduardo.lima@abnt.org.br).

O CB-031 trabalha no campo de madeiras compreendendo produtos madeireiros em geral, como madeiras serradas e beneficiadas, chapas de compensado, painéis de fibras e particulados, cavacos de madeira; produtos de madeira, como portas, pisos, cruzetas, postes e carreteis; preservação e tratamento de produtos madeireiros e de madeira, no que concerne à terminologia, requisitos e métodos de ensaios.

Fonte: Techne