M&T Expo retrata boas perspectivas para o mercado de máquinas em 2024
O mercado de equipamentos para construção espera alcançar resultados positivos em 2024. Dados do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, divulgados em julho deste ano, projetam um percentual de crescimento de 4% em vendas de máquinas da linha amarela no próximo ano, em comparação com 2023. Essa boa perspectiva tem refletido na confiança das indústrias de equipamentos para construção e mineração, concreto e asfalto, elevação de cargas e pessoas e componentes e serviços que, juntas, já somam mais de 80% das áreas ocupadas para a próxima edição da M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina.
Promovida pela Messe Muenchen do Brasil, com o apoio institucional da Associação Brasileira da Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a feira acontecerá de 23 a 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo, e representa um papel preponderante no mercado de máquinas no país, por conectar compradores, indústrias, governo e serviços. E por ser o termômetro do setor e o espaço ideal para a realização de negócios, atualização de conhecimento e promoção de relacionamento e novos contatos.
A feira terá a exposição de lançamentos de máquinas, com tecnologia embarcada e inovação dos principais fabricantes de máquinas da linha amarela, de elevação e movimentação de cargas, de concreto e pavimentação. As indústrias de peças e componentes e fornecedores de serviços mostrarão também suas novidades a um público altamente qualificado, formado por diretores, gerentes, engenheiros e profissionais de construtoras, mineradoras, indústrias, transportadoras, locadoras até investidores, autoridades e representantes de instituições municipais e estaduais responsáveis pelas obras.
“A feira M&T Expo, para o nosso grupo é importantíssima, pois é o momento de apresentar nossos lançamentos, nossas soluções completas para o mercado de máquinas pesadas e reencontrar os clientes, além de fazer muitos negócios”, afirmou Fernando Cassiano, Gerente de Marketing e Marketplace da GHT.
Para Elias Pelin Fiorese, Gerente de Exportações da TKA GUINDASTES, a M&T Expo é um espaço nobre que proporciona o encontro, não somente com clientes, mas também com muitos fornecedores de cadeia. “É uma vitrine para o público brasileiro e também de toda a América Latina, quando muitos clientes do mercado externo acabam visitando nosso estande. Por isso, aumentamos o investimento na feira em relação ao último evento e esperamos um crescimento na ordem de 18% no volume de vendas. Estamos confiantes que poderemos atingir esse objetivo”, destacou.
A Hangcha Plataformas espera mostrar ao público da M&T Expo 2024 a consolidação da marca no Brasil e apresentar as vantagens competitivas de suas plataformas elevatórias elétricas e a diesel. “Para nós, a participação na feira é muito importante. Em 2022, ano em que iniciamos nossas operações no país, conseguimos divulgar nossa marca em nível nacional, fechando muitos negócios e parcerias, o que ajudou a alavancar nosso crescimento e o reconhecimento da marca”, contou Guilherme Hoffmann, Gerente de Marketing da Hangcha, que adiantou que a empresa estará com um espaço maior e com maior número de equipamentos.
Assim como para a Hangcha, a M&T Expo foi muito importante comercialmente para a consolidar a Fênix FPS junto ao público. A empresa pretende expor sua linha de FPS, dentes, protetores de caçamba, lâminas e material rodante. Segundo Euler Miranda, diretor da Fênix FPS, o número de revendas de peças aumentou de forma exponencial, que impossibilita mensurar seu crescimento. “Mas, o mercado está bom e dentro das expectativas”, pontuou.
A direção da Rock Brit está com uma grande expectativa para a M&T Expo 2024, diante de um possível crescimento econômico do país. “As nossas últimas participações têm sido um sucesso, resultado do crescimento constante de investimentos em marketing. Posso antecipar que apresentaremos, em nosso estande, as recentes inovações tecnológicas em rompedores hidráulicos”, salientou Ricardo Silva, diretor Comercial da Rock Brit.
A PIM Palmares tem boas perspectivas para este ano, principalmente, pelas obras de infraestrutura a serem realizadas. “Na M&T Expo, temos a oportunidade de nos atualizarmos e de revermos pessoas queridas. A feira é a vitrine para o setor, incomparável em aspecto de estrutura e oportunidades”, disse Jefferson Luis Amorim, diretor da PIM Palmares.
O evento contará ainda com a Arena de Demonstração para a apresentação de equipamentos dos expositores ao vivo, o que possibilita uma interação em tempo real com os visitantes.
No tema sustentabilidade, destaque para o fórum “ESG na Construção e Mineração – As melhores práticas para a sustentabilidade aliada à competitividade”, em parceria com os portais de notícias Conexão Mineral e Conexão Construção. Ainda neste tema, o evento traz uma novidade com o Prêmio + Sustentável by M&T Expo, que reconhecerá e incentivará práticas responsáveis no setor de feiras de negócios e destacará os expositores que adotam soluções inovadoras.
Já na área de conteúdo, o evento lança o M&T Expo Capacita em parceria com a 3X Mais Treinamentos, APELMAT e Instituto Opus, que conectará o mercado, por meio do incentivo para o treinamento de operadores e supervisores para atender as diversas demandas do setor. Além disso, a M&T Expo, em parceria com a APELMAT, oferecerá cursos gratuitos para treinamento de operadores. Serão duas turmas que contarão com aulas teóricas e práticas e receberão certificado NR12 após a conclusão. As inscrições serão abertas em breve.
E para promover o mercado de máquinas para a construção para todo o país e divulgar a feira para um público diverso, a M&T Expo tem investido no Projeto 365, que já passou pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Belém com o objetivo de estimular a interação entre os compradores e empresas. Nos próximos meses, o projeto deve passar ainda pelas regiões do Sul e do Nordeste. No âmbito internacional, o destaque será para os Road Shows, que terão início em novembro, visitando países como a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru e Paraguai.