MRV, Mitre e Even mostram como foi o ano do mercado imobiliário

O ano passado foi de forte crescimento para o mercado imobiliário. Com a Selic em mínima histórica, financiar um novo imóvel ficou mais acessível para parte da população. Além disso, uma moradia confortável e adequada para o home office ficou ainda mais importante no ano que passou. Esses e outros fatores tiveram efeito nos resultados das construtoras e incorporadoras. MRV, Even, Mitre e Grupo Patrimar acabam de divulgar os resultados operacionais preliminares do quarto trimestre do ano passado e de todo o ano de 2020.

A MRV, maior construtora do país, vendeu 52 mil unidades, totalizando 8,7 bilhões de reais em venda brutas no ano passado. Foi o maior volume de vendas em um ano da história da construtora. O número de lançamentos cresceu para 7,7 milhões de reais, alta de 11,6% em relação a 2019 e de quase 20% em relação a 2018. O preço médio por unidade chegou a 209 mil reais na média de todas as vendas do ano, alta de quase 27%.

Mesmo com esse recorde, a empresa diz que os lançamentos totais no ano ficaram abaixo do planejado pela companhia, principalmente em função dos impactos da pandemia no primeiro semestre. Entre os destaques do quarto trimestre, a empresa vendeu um empreendimento nos Estados Unidos pelo valor de 296 milhões de reais.

Já a Even lançou 13 empreendimentos ou fases de empreendimentos no ano, totalizando 1,37 bilhão de reais em valor de vendas. O valor representa uma queda de 31% em relação ao ano passado. A companhia lançou principalmente imóveis de alto e médio padrão no quarto trimestre do ano. As vendas líquidas da companhia chegaram a 1,44 bilhão de reais, 23% a menos que no ano anterior.

O ano dos IPOs

O ano passado foi um ano forte para os IPOs das empresas do mercado imobiliário, com diversas aberturas de capital na Bolsa em busca de caixa para crescer. Alguns dos resultados desses IPOs começam a surgir.

A Mitre, que realizou seu IPO em fevereiro do ano passado e levantou 1,8 bilhão de reais, é divulgou os resultados operacionais ontem. A empresa teve lançamentos de 920,1 milhões de reais e 1.857 unidades em 2020, aumento de 30,4% e 11,5% em relação a 2019, respectivamente. Dos quatro empreendimentos lançados apenas no último trimestre, três pertencem à linha destinada à média e alta renda. Mais de metade, 56,1%, das unidades lançadas no último trimestre já foram vendidas.

A Melnick, subsidiária da Even que realizou seu IPO em setembro, somou 509 milhões de reais em vendas brutas no ano, queda de 11,6%. A empresa lançou 1.183 unidades no ano, totalizando 686 milhões de reais em vendas brutas, queda de 9,7% em relação ao ano anterior. O valor médio das unidades foi de 441 mil reais.

Nem todas as empresas do mercado imobiliário e construção que pretendiam fazer um IPO em 2020 de fato concretizaram esses planos. Em agosto, havia mais de 20 empresas de construção na fila para abrir o capital na Bolsa. Por excesso de oferta e para aguardar um momento mais adequado, muitas adiaram o IPO.

O Grupo Patrimar é um deles. A construtora e incorporadora mineira atua em BH, RJ e no interior de SP nos segmentos de baixo, médio e alto padrão e entrou em agosto com um pedido de IPO, que acabou não se realizando, mas manteve o registro de companhia aberta na de categoria A, concedido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A construtora apresentou recorde de vendas e lançamentos em 2020. A companhia lançou cerca de 734 milhões de reais, crescimento de 45,9% na comparação com 2019. Apenas no mês de dezembro, foram dois empreendimentos de alta renda, com valor geral de vendas de 439,5 milhões de reais. No consolidado do ano, o grupo vendeu 908 imóveis, 75% no segmento de alta renda. Para 2021, a expectativa é aumentar seu tamanho em decorrência do forte crescimento das operações.

Fonte: EXAME