Minha Casa, Minha Vida: setor da construção prevê gerar até 10 mil vagas de emprego no Ceará

O retorno do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), além de reacender a esperança de famílias em situação de vulnerabilidade conquistarem a casa própria, também deve reanimar o setor de construção civil no Ceará.

Em visita ao Ceará para apresentar os novos detalhes do programa aos construtores locais, o assessor especial do Ministério das Cidades, Helder Melillo, revelou que estão 6.254 unidades do Faixa 1 estão previstas para serem contratadas no Estado.

O secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, já havia estimado que o Ceará deve ter 50 mil unidades contratadas até 2026.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), Patriolino Dias, que promoveu o encontro, estima que entre 8 e 10 mil empregos devem ser gerados pelo setor nos próximos três anos apenas com a retomada do MCMV.

O empresário também indica que a quantidade de unidades em construção pelo programa deve avança em até 30% no mesmo período. A estimativa não considera os projetos financiados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que disponibiliza recursos da União para a construção de unidades habitacionais.

As contratações através do FAR ficaram paralisadas durante o governo Bolsonaro e devem ser retomadas com o relançamento do MCMV.

Fonte: Diário do Nordeste