Manipuladores: movimentando cargas e a economia
Os empreendedores do setor da construção estão demonstrando perspectivas mais positivas para este ano de 2024, de acordo com a Sondagem Indústria da Construção divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) recentemente.
A pesquisa revelou o mais alto índice de intenção de investimento desde abril de 2014, atingindo 47,7 pontos em janeiro deste ano, representando um aumento de 3,8 pontos em relação a dezembro de 2023.
De acordo com o estudo Sobratema de Mercado, além de serem indicadores para avaliar o sentimento do mercado, as plataformas elevatórias também funcionam como um medidor para analisar o interesse de investimento por parte das empresas de locação. Isso ocorre porque essas empresas são responsáveis por adquirir de 90% a 95% das plataformas, guindastes e gruas disponibilizados no mercado.
Essencial ao setor…
O manipulador telescópico é extensivamente empregado para manuseio e elevação de cargas em diversos setores, como construção civil, eventos, agronegócios, indústria e armazéns. Sua característica distintiva é a facilidade de acesso a locais de difícil alcance para locomoção humana, como solos arenosos e alturas consideráveis.
Conectando funções…
A Caterpillar investe em equipamentos e apresenta soluções em ferramentas e tecnologias digitais e de conectividade com máquinas robustas e altamente funcionais.
Marca oferece uma variedade de ferramentas de trabalho que podem ser acopladas às suas máquinas, proporcionando-lhes a capacidade de realizar uma ampla gama de tarefas.
Reconhece-se os benefícios da remanufatura certificada de componentes Cat Reman.
Além disso, apresentam opções de Acordos de Valor Agregado (CVAs), que são planos personalizados que incluem propriedade, suporte ao produto, proteções estendidas, reparos certificados, fornecimento de peças genuínas, soluções de remanufatura, entre outros. Esses planos são desenvolvidos de acordo com as necessidades específicas do produtor para tornar o trabalho mais eficiente.
Manobrabilidade perfeita
A Manitou trabalha em operações de movimentação nas condições mais exigentes, e podem manusear todos os tipos de cargas em altura e offset.
“O mercado de Manipuladores esta em franca expansão no Brasil. Por sermos um dos maiores fabricantes do mundo deste tipo de máquina, estamos bem satisfeitos com o crescimento da utilização de Manipuladores em diversos setores do mercado Brasileiro”, avalia Marcelo Bracco, diretor geral da Manitou Brasil e para América Latina.
Diferencial dos modelos Manitou vão desde a funcionalidade de desenho todo-o-terreno que permite realizar as suas várias operações de forma eficiente, independentemente das condições do ambiente exterior e do terreno (terreno acidentado, irregular e lamacento) até a preparação e limpeza de pavimentos (nivelamento, terra e eliminação de resíduos).
“A Manitou possui uma ampla gama de modelos e versões de Manipuladores, mais especificamente para o Brasil estamos trabalhando fortemente com modelos de Mineração, Agricultura, e como já conhecido no mercado, modelos para o setor da Construção. A nivel mundial, a Manitou esta investindo fortemente na eletrificação de suas maquinas, e com certeza, em breve, iremos lançar no Brasil estes modelos elétricos”, complementa o executivo.
O manipulador telescópico MHT-X 790 possui uma capacidade de carga de 9 toneladas e alcança uma altura máxima de elevação de 7 metros.
Robustez e eficiência
A linha JCB Loadall agrega os mais altos níveis de desempenho e produtividade.
Empresa garante desempenho, versatilidade, visibilidade e ergonomia excelentes, reduzindo os tempos de ciclo e, evidentemente, maximizando a produtividade do Loadall, líder em sua categoria.
Com um motor JCB DIESELMAX que gera elevados níveis de potência e torque mesmo em rotações entre 1300 a 1400 RPM, proporciona energia para a transmissão e sistema hidráulico, resultando em uma notável eficiência no consumo de combustível.
“Os setores da construção e agrícola têm sido os principais impulsionadores das demandas por manipuladores telescópicos no Brasil, cada um deles representando aproximadamente um terço desse mercado. A JCB lançou dois novos modelos de manipuladores (530-70 e 530-110), que tiveram um impacto representativo no mercado desse equipamento de linha amarela no Brasil. Isso resultou em um aumento expressivo nas vendas desse produto no país, como evidenciado pelos números registrados pela Abimaq no ano passado. Nossa projeção é que o volume de unidades vendidas supere a marca de 1000 máquinas em um período de três anos. Essa tendência reflete nosso otimismo em relação à demanda crescente por esses manipuladores telescópicos inovadores e à sua contínua aceitação no mercado brasileiro”, afima o gerente de produtos da JCB do Brasil, Etelson Hauck.
A tração nas quatro rodas, disponível como padrão, contribui para manter um desempenho consistente e excelente tração, mesmo em terrenos macios e enlameados. Além disso, o diferencial de deslizamento limitado do tipo LSD (limited-slip differential) ajuda a superar as condições mais desafiadoras do terreno.
O loadall 540-170 é equipado com estabilizadores, garantindo maior estabilidade e desempenho no levantamento de carga
Espera-se que o mercado de máquinas da linha amarela (movimentação de terra) tenha motivos para celebrar, mesmo em um ano marcado por incertezas econômica.