John Deere apresenta pela primeira vez no Brasil o conceito de motor a etanol para o setor agrícola

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, marca presença na 29ª Agrishow, entre 29 de maio e 3 de abril, com inovações inéditas para o setor, como o conceito de motor a etanol desenvolvido prioritariamente para a agricultura tropical.

O novo conceito de motor a etanol de 9 L é uma das alternativas da empresa para contribuir para a descarbonização do mundo. Trata-se de um projeto global, desenvolvido com apoio de engenheiros brasileiros. O etanol, por ser um combustível de alta octanagem, é uma opção viável para motores de combustão interna de alto desempenho.

A John Deere investe em inovação e tecnologia — em 2023, foram US$ 2,18 bilhões destinados para P&D -, contribuindo para uma agricultura mais produtiva e sustentável. O desenvolvimento desse conceito é mais uma iniciativa rumo à transformação do setor, principalmente em um país como o Brasil, um dos principais produtores globais de etanol — tanto de cana-de-açúcar quanto de milho.

Outra grande novidade da empresa no evento é o lançamento do John Deere Precision Upgrades. Esse recurso permite que tecnologias avançadas da John Deere sejam aplicadas em equipamentos da marca de gerações anteriores, bem como de outros fabricantes ou, até mesmo, caminhões utilizados na logística da fazenda, aumentando a eficiência operacional no campo.

A estratégia de atualização é particularmente relevante no contexto atual, em que a John Deere já possui 650 mil máquinas conectadas globalmente. A expectativa é que esse número cresça significativamente, alcançando 1,5 milhão até 2026.

Conectividade

Já no campo da conectividade, o destaque no evento é a parceria firmada entre a empresa e a Starlink, da SpaceX. Quem visitar a Agrishow vai poder conferir uma prévia, dentro da estação Lifecycle Solutions, com a apresentação de um terminal especialmente desenvolvido para esse projeto. Com o acordo, produtores poderão acessar a internet por meio da constelação de satélites de baixa órbita da empresa americana. A previsão de entrega do serviço é para o último trimestre de 2024.

A conectividade proveniente da colaboração possibilitará que produtores rurais desbloqueiem todo o potencial tecnológico de sua frota de máquinas e equipamentos agrícolas. Isso permitirá o monitoramento em tempo real, a análise de dados agronômicos para otimização de operações e a implementação de práticas mais eficientes e sustentáveis em suas atividades.

A parceria potencializará inclusive o uso de ferramentas próprias da empresa, como o John Deere Operations Center, plataforma online de gestão inteligente de fazendas que já conta com mais de 22 milhões de hectares conectados no Brasil. A ferramenta também apresenta uma novidade durante a Agrishow: medição do tempo de motivos ociosos das máquinas, o que indica ao produtor como aprimorar sua produtividade. A funcionalidade chega de forma completamente integrada ao monitor na cabine dos equipamentos, eliminando a necessidade de mais um dispositivo para controle da operação.

O estande da John Deere na Agrishow também apresenta ao público o novo receptor StarFire™ 7500 com sinal de correção SF-RTK, com alta precisão com repetibilidade de longo prazo, entregando melhor performance contra a cintilação (interferência em sinais de GPS devido a explosões solares) por meio de multiconstelação de satélites. Além disso, os modelos de modem JDLink R e M estarão expostos no espaço.

Sistemas de Produção

Com uma área total de 6 mil metros quadrados, o estande da John Deere na Agrishow está estruturado em estações temáticas, cada uma voltada para distintas culturas agrícolas. A companhia destinou espaços específicos para as culturas de grãos, cana-de-açúcar, algodão, forragem e culturas especiais (HVC, do inglês “high-value crops”). “Cada estação conta com ativações e apresentações específicas, que farão com que os visitantes explorem as soluções da empresa de forma interativa e inovadora, proporcionando uma experiência única”, explica Rodrigo Bonato, diretor de Marketing da John Deere para a América Latina.

Na estação de grãos, os participantes têm a chance de experimentar um jogo que recria uma fase do processo agrícola, além da oportunidade de conhecer de forma virtual a nova linha de tratores mais potentes do mundo – o 9RX. Nas áreas dedicadas a cana, algodão e forragem, estão o sistema DuraSync, ativações focadas no Cane Advisor e uma mesa de pulverização com LED para ilustrar a tecnologia See & Spray, que visa aumentar a eficiência na aplicação de defensivos.

Já a estação de HVC utiliza a realidade aumentada em totens interativos.

Os três espaços também possuem auditórios onde serão realizadas palestras sobre variados temas do setor agrícola, proporcionando um espaço de aprendizado e discussão.

Fonte: EAE Máquinas