IRWIN dá dicas de como furar metal com precisão

Realizar uma perfuração no metal é uma tarefa difícil até para especialistas. É necessário mãos firmes e uma boa ferramenta que ajudará na realização do trabalho. A IRWIN, pensando nos profissionais que lidam com esse tipo de material, elencou algumas dicas para que o serviço seja executado com precisão e segurança.

A primeira medida a ser tomada é escolher uma boa furadeira. A partir daí, para evitar que a broca se mexa, recomenda-se delimitar com uma leva marcação um ponto inicial no local a ser furado. É recomendável prender a peça de metal com um grampo ou no torno de uma bancada, e em casos de chapa fina, é necessário colocá-la “em sanduíche” entre duas placas de madeira. Com as mãos firmes, para manter a furadeira estável, o furo deverá ser executado com velocidade baixa. Usar fluído de corte ajudará a lubrificar e resfriar a ponta da broca, uma vez que o calor excessivo poderá desgastar rapidamente o fio de corte.

Já para furos maiores, a dica é iniciar com uma broca de diâmetro pequena para que sirva de guia para uma maior. Se preciso, comece com uma broca de 5mm, passe para uma de 8mm e finalize com uma de 10mm. E para que a furadeira não superaqueça, é preciso trabalhar com uma baixa rotação, entre 300 a 900 rpm, e alta força de avanço. A recomendação é de furar entre 10 a 20 segundos e esperar até que a broca esfrie para prosseguir com a operação.

As brocas da marca IRWIN são elaboradas com materiais que garantem consistência na qualidade, efetividade de corte superior, durabilidade da ferramenta e extrema precisão. É preciso reforçar que o profissional deve sempre seguir as instruções de operação e segurança da ferramenta elétrica e o uso correto dos acessórios, além de utilizar óculos de proteção. Para mais informações sobre ferramentas e acessórios da IRWIN, acesse o site www.irwin.com.br ou ligue no 0800 970 9044.

Fonte: Revista Construa