Inovações na área da construção civil

A Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec), conta com exposições de diversos alunos das Universidades tocantinenses, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação das Empresas do Estado do Tocantins (Fieto).

Entre as exposições em inúmeras áreas de atuação, a feira conta com as inovações na esfera da construção civil desenvolvidas pela professora Raquel Marchesan, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio de projeto de pesquisa e extensão.

Painéis de Cimento-Madeira

Os painéis cimento-madeira e gesso-madeira são produzidos com vistas ao reaproveitamento de resíduos gerados na indústria de base florestal e agrícola e rejeitos de obras. Os painéis substituem a argamassa comum utilizada na construção civil, principalmente em revestimentos termoacústicos.

Estufa Solar de Madeira

A estufa de madeira é adequada para pequenas comunidades e micro empresas e oferece uma tecnologia com custo de construção e operação acessível para as comunidades, comparados com outras alternativas de secagem de madeira. A construção de um secador a base de energia solar é considerada uma operação fácil, barata e que não exige pessoal especializado, diminuindo significativamente o consumo de energia elétrica.

Viés Acadêmico

Para o aluno de mestrado do curso de Engenharia Florestal, Rodrigo Araújo Fortes, um dos participantes na construção da estufa, a experiência do projeto é desafiadora. “Esta sendo desafiador,mas estou adquirindo bastante conhecido na área. E estamos tentando adaptar ou até mesmo criar um método de secagem solar de madeiras serradas com as condições ambientais da região, estamos coletando os dados desde 31/10. Construímos a estufa no primeiro semestre do ano”.

Fonte: Revista Construa