Indústria da Construção indica crescimento do setor em agosto

Nível de atividade ficou em 49,2 pontos no mês, resultado 0,8 ponto acima que o de julho, e o índice de emprego subiu para 49,9 pontos, 0,3 ponto maior que o mês anterior

Conforme dados da Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice do nível de atividade ficou em 49,2 pontos em agosto, resultado 0,8 ponto acima do registrado em julho. O índice de emprego subiu para 49,9 pontos, 0,3 ponto maior que o de julho.

Valores abaixo dos 50 pontos no levantamento indicam queda no nível de atividade. Apesar disso, os indicadores apresentaram melhora em todos os meses de 2019 até o momento.

O nível de uso da capacidade operacional em agosto registrou 58%, percentual um ponto maior que o apurado em julho e dois pontos maior em relação ao nível de 12 meses atrás. O resultado mostra elevada ociosidade no setor.

O índice de intenção de investimento da empresa também cresceu em agosto, ficando em 37,2 pontos. Apesar de abaixo dos 50 pontos, o resultado foi o segundo mais elevado em 2019 e acima da média histórica de 33,7 pontos. A intensa oscilação do indicador neste ano mostra tendência crescente, mas ainda não sustentável na propensão de investir.

Os indicadores de expectativa do nível de atividade e da compra de insumos e matérias-primas subiram para 54,8 pontos e 53,7 pontos, respectivamente, sinalizando esperança de aumento de demanda nos próximos seis meses.

Ainda conforme o estudo, em setembro, o índice de confiança aumentou 0,4 ponto, influenciado pela alta de 1,3 ponto no índice de condições atuais.

Em contrapartida, os indicadores de novos empreendimentos e serviços tiveram leve queda, de 0,6 ponto e de 0,2 ponto, respectivamente.

A Sondagem Indústria da Construção foi realizada com 523 empresas, sendo 181 pequenas, 228 médias e 114 de grande porte.

Fonte: Revista Construa