Indústria da construção começa a reunir pedidos para importar aço da Turquia

A troca de farpas entre a indústria da construção e as siderúrgicas vai ter novos capítulos nesta semana, após a decisão do governo de reduzir o imposto de importação de vergalhões.

A cooperativa de construção CooperconSC, que já vinha trazendo remessas de aço no ano passado junto com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), fez um vídeo que chamou de “Operação Aço Turco” para chamar empresas interessadas em fazer uma compra conjunta de aço no exterior.

No ano passado, um grupo de quase 140 incorporadoras trouxe duas cargas da Turquia. Foram cerca de 40 mil toneladas.

Conforme antecipou o Painel S.A., o setor já estava se movimentando para voltar a importar o aço a fim de driblar a alta nos preços do insumo no mercado nacional, mesmo antes do corte do tributo.

Na última quarta (11), o governo reduziu de 10,8% para 4% o imposto de importação de dois tipos de vergalhão, contrariando as siderúrgicas, que queriam retirar o insumo da lista dos itens que teriam a tarifa cortada.

O Instituto Aço Brasil, que representa companhias como Gerdau e Usiminas, chegou a acusar as empresas da construção de levar informações erradas ao ministro Paulo Guedes para convencer o governo de que o aço brasileiro está muito caro.

Fonte: Folha de S. Paulo