Índice Abramat indica estabilidade no faturamento da indústria em março

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou na semana passada a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando os dados de faturamento do setor.

O estudo indica que em março de 2022, o faturamento deflacionado das indústrias de materiais se estabiliza em comparação com o mês anterior, com crescimento de 1,1%.

Apesar da estabilidade, o primeiro trimestre do ano registra queda de 9,4% na comparação com o mesmo período de 2021 e queda de 8,3% na comparação com o mesmo mês de 2021.

A nova edição da pesquisa também aponta os dados consolidados de fevereiro de 2022. No período, a indústria de materiais de construção teve faturamento 9,3% menor que o observado em fevereiro de 2021. Registrando a sexta redução seguida na comparação interanual.

Para 2022 a previsão da Abramat permanece, estimando crescimento de 1% no faturamento da indústria de materiais de construção em relação a 2021.

“A queda no faturamento neste primeiro trimestre continuará a ser observado por mais alguns meses, pois reflete a base de comparação mais elevada do primeiro semestre de 2021. No período tivemos a retomada da economia e dos setores produtivos no segundo ano de pandemia já com as flexibilizações em diversos Estados e no Distrito Federal. Certamente nos últimos meses do ano o sinal deve voltar a se inverter. O que vai ao encontro de nossa perspectiva de recuperação do setor com crescimento de 1%, mostrando estabilidade”, comenta Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.

Fonte: Grandes Construções