Dynapac lança novo compactador CP28 com motor Cummins de 130 hp

A Cummins Brasil anunciou sua participação no mais recente projeto da Dynapac no país, fornecendo o motor QSF4.5 de 130 hp para o novo rolo compactador pneumático CP28. O equipamento foi lançado no dia 29 de abril, na fábrica da Dynapac em Sorocaba (SP).
Substituindo os modelos CP2700 e CP2100, o CP28 representa uma evolução na linha da marca, com um motor de 4 cilindros de maior densidade, desenvolvido localmente para atender às especificações técnicas do mercado nacional.
Segundo a Cummins, o novo motor é fruto de um trabalho conjunto de engenharia local e utiliza sistema de combustível da DENSO, parte da estratégia de nacionalização de componentes. Além disso, elementos como o pacote de resfriamento (cooling), furos de bloco, suportes de içamento e demais interfaces foram customizados para o CP28.
“O CP28 é resultado de uma engenharia colaborativa que garantiu desempenho, eficiência e robustez desde o início do projeto”, destaca Mauricio Biadola, diretor de vendas Off-Highway da Cummins Brasil. Ele ressalta que o novo modelo mantém o mesmo patamar de potência e torque exigido, com a vantagem de ser fabricado no Brasil.
Características do novo CP28
De acordo com a Dynapac, o projeto do CP28 foi totalmente redesenhado para melhorar a experiência do operador. Entre as novidades está a nova cabine removível, que facilita o transporte do equipamento em contêineres.
O modelo conta com display colorido de 7 polegadas com tela touch, oferecendo maior controle e monitoramento da máquina. A suspensão dianteira e traseira foi projetada para manter contato constante dos pneus com o solo, garantindo melhor qualidade de compactação e acabamento superficial.
Outro diferencial é a sobreposição de pneus de 45 mm, que aumenta a eficiência da compactação. O equipamento ainda possui sistema de lastro patenteado, proporcionando maior versatilidade e melhor acabamento final.
O sistema “Air on the Run” permite inflar todos os pneus de 0 a 120 psi em até 12 minutos, otimizando o tempo de operação. A Dynapac também destaca que o chassi foi otimizado, melhorando a visibilidade e facilitando as manobras no canteiro de obras.