Desempenho da construção cai, depois de quatro meses consecutivos de alta

nível de atividade da construção registrou desaceleração ao cair 3,4 pontos em outubro, depois de quatro meses consecutivos de alta. O índice, que registrou 53,4 pontos em setembro, teve queda para 50 pontos no décimo mês do ano.

Os dados são da Sondagem da Indústria da Construção, divulgada nesta terça-feira (22) pela Confederação Nacional da Indústria, com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A pesquisa também constatou declínio no número de empregados para o setor em outubro. O índice foi de 53,4 pontos para 50,6 pontos na comparação. O indicador varia de 0 a 100. Dados acima de 50 pontos demonstram crescimento e, abaixo desse valor, queda.

Assim, se comparado a setembro, o nível de atividade manteve-se estável e o emprego registrou alta menor que a de meses anteriores. No entanto, como esse desempenho ocorre após uma sequência de altas significativas, esses indicadores seguem elevados, apesar da desaceleração.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, interpreta os resultados como estáveis. “A estabilidade na atividade da construção ocorreu após sequência de quatro meses de altas significativas e o emprego cresceu muito pouco, mas cresceu. Ainda temos dados elevados apesar da desaceleração. Mas as expectativas indicam que, nos próximos meses, seguiremos com um ritmo menor de expansão, até mesmo com uma possível queda da atividade e do emprego em algum mês”, ele afirma.

Fonte: AECWeb