Desafios e oportunidades: o futuro da cadeia de suprimentos na construção civil

A indústria da construção civil brasileira viveu momentos turbulentos nos últimos anos. As medidas restritivas impostas durante a pandemia impactaram – e continuam impactando – significativamente toda a cadeia de suprimentos do setor.

Vimos o ritmo das obras ser afetado pela falta de disponibilidade de produtos no varejo e de fornecimento de matéria-prima nas indústrias. Isso resultou no aumento generalizado dos preços, pressionando o orçamento das obras e reduzindo a margem de lucro de toda a cadeia de suprimentos.

Segundo o IBGE, o INCC (Índice Nacional da Construção Civil) acumulou alta de 12,43% em 2022 e vem evoluindo em passos lentos nos últimos anos.

Tecnologia como aliada

Diante de tantos desafios, o setor encontrou na tecnologia uma aliada para construir um futuro mais eficiente e sustentável. O segmento, antes considerado o segundo menos digitalizado do Brasil (McKinsey & Company), agora abre portas para soluções inovadoras e tecnológicas.

A CBIC, Câmara Brasileira da Indústria da Construção, estima que 60% das empresas do setor já investem em soluções digitais.

Integração Digital

A digitalização da cadeia de suprimentos tem sido fundamental para otimizar recursos e simplificar processos de compra. Plataformas online, que integram compradores e fornecedores da cadeia, têm ganhado espaço por proporcionarem uma série de benefícios, tais como o compartilhamento de informações em tempo real, previsibilidade, planejamento e automação de tarefas repetitivas. A Fobbi, plataforma digital que conecta lojas e indústrias da Construção Civil, é um exemplo.

Através da Fobbi, qualquer lojista é capaz de fazer pedidos direto de fábrica, com pedido mínimo reduzido e frete grátis. A Fobbi não só gera mais competitividade às lojas físicas por oferecer preços menores (diretos de fábrica), como também incentiva os mesmos a vender online e a conquistar novos clientes. Com mais de 4 mil lojas cadastradas e 10 marcas parceiras, a Fobbi vem ganhando grande notoriedade na região Sul

Logística e sustentabilidade

A otimização da logística também é crucial para reduzir custos e impactos ambientais. O uso de veículos elétricos e sistemas inteligentes de transporte está cada vez mais frequente no segmento. No futuro, outras soluções entrarão em cena, como:

• Materiais reciclados e ecológicos;
  • Eficiência energética nos processos fabris;
  • Gestão de resíduos.

O mercado de construção verde, setor que tem optado por padrões mais sustentáveis, deve crescer 35% até 2025, segundo a World Green Building Council.

A adesão de veículos elétricos também é algo que deve ter grande relevância nos próximos anos. Em pesquisa realizada pela Bain & Company, a venda deste tipo de veículo deve representar 77% das vendas totais de veículos até 2040. Acredita-se que o primeiro movimento deve partir das indústrias, com a substituição das suas frotas de carro e caminhão.

Profissionais qualificados

A adoção de novas tecnologias exige mão de obra qualificada para operar e gerenciar os processos. A capacitação profissional e a formação de mão de obra especializada serão essenciais para o futuro da cadeia de suprimentos na construção civil.

Uma das empresas que se atentou a essa necessidade de mercado e vem fazendo um bom trabalho é a Parceiros da Construção. A Construtech, empresa de tecnologia do segmento da construção, que tem como sócias a ArcelorMittal e a Saint Gobain, oferece 180 cursos de capacitação para profissionais de obra de forma gratuita.

Transformação do futuro

A indústria da construção civil brasileira está em um momento de transformação. A tecnologia, a sustentabilidade e a integração digital são os pilares que sustentarão o crescimento do setor nos próximos anos. As empresas que se adaptarem a essas tendências estarão mais bem posicionadas para prosperar em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Fonte: ND+