Confiança do comércio e de serviços cai no décimo mês do ano

Segundo a apuração realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), os índice de Confiança do Comércio e dos Serviços registraram queda em setembro. As informações foram divulgadas na última sexta-feira (18).

Índice de Confiança do Comércio (Icom) teve queda de 3,8 pontos no período e chegou a 98 pontos, em uma escala de 0 a 200 — o menor nível desde julho deste ano. O indicador é constituído por seis atividades, e, segundo a instituição, todas elas registraram declínio na confiança.

Além disso, o Índice da Situação Atual, que mede a percepção do empresariado em relação ao presente, caiu 3,4 pontos e chegou ao patamar de 102,3 pontos, o menor nível desde maio. O Índice de Expectativas, por sua vez, apresentou declínio de 4,1 pontos e atingiu os 93,8 pontos, menor nível desde julho.

Índice de Confiança dos Serviços (ICS), por fim, perdeu 2,6 pontos no período e chegou a 99,1, o menor nível desde junho (98,7 pontos). O Índice da Situação Atual relativo ao ICS caiu 1,8 ponto, para 100 pontos, e o Índice de Expectativas relativo ao ICS, 3,5 pontos, para 98,2.

Fonte: AECWeb