Caterpillar amplia portfólio de máquinas elétricas a bateria

Para apoiar os clientes na transição energética para um futuro de baixo carbono, a Caterpillar exibiu quatro protótipos de máquina elétrica a bateria, na bauma, realizada de 24 a 30 de outubro, em Munique, Alemanha.

A Caterpillar está focada em fornecer soluções específicas para ajudar os clientes a atingir suas metas de sustentabilidade seja por região geográfica, local de operação ou necessidade específica.

Entre as diversas soluções da Caterpillar estão os protótipos de máquina elétrica a bateria que são a Miniescavadeira 301.9, a Carregadeira de Rodas Compacta 906, a Escavadeira Hidráulica 320 de porte médio e a Carregadeira de Rodas 950 GC. Essas máquinas são alimentadas por baterias Caterpillar em teste e acompanham um carregador AC integrado. A companhia também planeja oferecer uma opção de carregamento rápido DC externo.

“A Caterpillar está bem-posicionada para ajudar os clientes a atingir suas metas de sustentabilidade, incluindo a redução de emissões no local de trabalho”, diz o presidente de grupo Tony Fassino, responsável pelo segmento de Indústrias de Construção.

“É importante darmos o suporte aos clientes em sua jornada de sustentabilidade hoje com uma variedade de soluções que incluem máquinas que rodam com combustíveis renováveis ou ainda com tecnologia que aumenta a eficiência do combustível, bem como no futuro à medida que desenvolvemos nossas próximas gerações de máquinas”, comenta Fassino.

As baterias projetadas pela Caterpillar para essas máquinas também estarão disponíveis para alimentar outras aplicações industriais. Construída com a tecnologia já testada da Caterpillar, a linha de baterias de íons de lítio tem projeto modular que permite configurações flexíveis para várias aplicações.

As baterias da Caterpillar são projetadas para serem escaláveis– feitas para serem capazes de expandir e evoluir – de acordo com as necessidades de desempenho da indústria e do cliente e para maximizar a sustentabilidade ao longo de seu ciclo de vida, incluindo reciclagem e reutilização ao final da vida útil, afirma a fabricante.

“Nossos produtos eletrificados têm a vantagem de contar com a profunda experiência de integração de sistemas e são projetados para atender às expectativas de desempenho que os clientes esperam da Caterpillar”, disse Joe Creed, presidente de grupo responsável pelo segmento de Energia & Transporte.

“Estamos focados em ajudar nossos clientes a obter o ponto ideal entre os produtos e o ciclo de vida da energia no local de trabalho, permitindo que eles maximizem o valor de seus ativos e minimizem o custo total de operação”, conclui Creed.

Fonte: RevistaMT