Armac anuncia crescimento de 40% em 2023

A Armac (ARML3), empresa do setor de locação de equipamentos, divulgou um crescimento no lucro no quarto trimestre de 2023, consolidando sua posição como uma das empresas mais promissoras no mercado brasileiro. Com um aumento de 37,5% no lucro líquido, a companhia reflete o sucesso de suas estratégias de expansão e otimização de operações.

Desempenho operacional e financeiro

O Ebitda da Armac alcançou R$ 175,2 milhões no 4T23, um acréscimo de 28,7% em comparação ao ano anterior. Apesar de uma redução na margem Ebitda de 43,9%, com uma redução de 4,7 pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2022., a empresa demonstrou eficiência operacional e uma sólida gestão de custos.

Avanço na receita líquida

A receita líquida teve um crescimento de 42,6%, totalizando R$ 399,0 milhões. Esse avanço é atribuído principalmente ao aumento na locação de equipamentos, que subiu 39,4% para R$ 364,3 milhões, evidenciando a crescente demanda por serviços de locação no país.

A Armac enfatizou seu compromisso com investimentos estratégicos, destinando R$ 121,3 milhões ao Capex orgânico no 4T23. Esse foco em ampliar a penetração do serviço de locação reforça a visão da empresa em consolidar sua liderança no mercado brasileiro.

Gestão de caixa e endividamento

O ano de 2023 fechou com a Armac gerenciando uma dívida líquida de R$ 1,320 bilhão, um indicativo da capacidade da empresa de equilibrar crescimento e sustentabilidade financeira. A saúde financeira da Armac é ainda mais evidenciada pela sua eficiente relação dívida líquida/Ebitda e um robusto saldo de caixa, garantindo a cobertura de vencimentos futuros.

Perspectivas futuras

O desempenho financeiro da Armac no 4T23 não apenas destaca o sucesso atual da empresa mas também projeta um futuro promissor. Com um ROIC Ajustado em ascensão e uma estratégia focada na expansão do serviço de locação, a Armac está bem-posicionada para continuar sua trajetória de crescimento e contribuir significativamente para a economia do setor.

Fonte: Construção Latino-Americana