Indústria de implementos rodoviários recua 3,7% no início de 2025

A indústria brasileira de implementos rodoviários registrou retração de 3,72% nos emplacamentos durante o primeiro quadrimestre de 2025. Entre janeiro e abril, foram entregues ao mercado 48.005 unidades, contra 49.862 no mesmo período de 2024.
O segmento de Reboques e Semirreboques foi o mais impactado, com queda de 19,11%. Por outro lado, o setor de Carroceria sobre chassis apresentou crescimento expressivo de 19,81%.
Segundo José Carlos Spricigo, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), o aumento da taxa Selic para 14,75% tem impacto direto no desempenho do setor. “Juros altos afastam investimentos e, sem aportes aos negócios, as empresas não renovam nem ampliam suas frotas”, afirma.
Mercado de caminhões também sofre recuo
No acumulado de 2025, as vendas de caminhões somaram 37.238 unidades, volume 0,4% inferior ao mesmo período do ano anterior (37.094). A produção em abril totalizou 11.020 unidades, representando queda de 6% em relação a março (11.720) e de 5,5% ante abril de 2024 (11.656).
Agronegócio cresce, mas não impulsiona implementos
O agronegócio, importante mercado para o segmento de pesados, tem perspectivas positivas. De acordo com estimativas do IBGE e da Conab, a safra de grãos deve crescer 11,9%, atingindo 327 milhões de toneladas. A produção de laranja deve subir 4,5%, totalizando 12,8 milhões de toneladas, enquanto a de cana-de-açúcar poderá alcançar 699 milhões de toneladas, a segunda maior da história.
Apesar desse cenário positivo no campo, as vendas de reboques e semirreboques usados no transporte agrícola seguem em queda. Três modelos ligados à logística da safra apresentaram forte retração: Graneleiro/Carga seca (-39,92%), Basculante (-38,49%) e Canavieiro (-23,99%).
“Com o novo aumento na taxa de juros fica difícil estimar quando o desempenho do segmento de Reboques e Semirreboques apresentará melhora, porque as empresas não querem se endividar”, conclui Spricigo.